O Ministério da Educação (MEC) tem priorizado o aumento da oferta de educação profissional e tecnológica (EPT) no país. Reconhecida por sua capacidade de gerar emprego e renda, a educação técnica tem sido considerada fundamental para o desenvolvimento socioeconômico, combate às desigualdades e promoção da inclusão. Em 2024, o MEC, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), concentrou esforços em melhorar a infraestrutura das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, além de expandir a oferta de cursos técnicos.
Uma das principais ações do governo federal foi a construção de 100 novos campi de Institutos Federais (IFs), ampliando o alcance da educação técnica em diversas regiões do país. Ao mesmo tempo, o MEC também tem incentivado a ampliação de cursos de qualificação e técnicos nas redes públicas de ensino, visando atender à demanda por profissionais qualificados. Além disso, o ministério está em processo de construção da Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (PNEPT), com o objetivo de aumentar a qualidade do ensino e expandir as vagas para os estudantes.
Essas iniciativas buscam consolidar a educação profissional como um pilar importante para a formação de cidadãos e o fortalecimento da economia, alinhando-se aos princípios da equidade, inclusão e sustentabilidade.
Fonte e Foto: Agência Gov
Notícia AnteriorGoverno Municipal de Joaquim Felício comunica férias coletivas nos serviços de transporte
Próxima Notícia Confira as fotos da Diplomação dos Eleitos 2024 – Manhuaçu