O Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas), coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), investiu R$ 318,5 milhões em 2024 para enfrentar crimes ambientais nos nove estados que abrigam o bioma Amazônico. Com o apoio da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a iniciativa teve como foco o combate aos incêndios florestais e à extração ilegal de madeira.
Até 12 de dezembro de 2024, a PRF fiscalizou mais de 24 mil pessoas e 23 mil veículos, resultando em 2.130 ocorrências ambientais. Durante as operações, foram resgatados 552 animais silvestres e recuperados 28.928,02 m³ de madeira ilegal, além de 43 kg de ouro e 3.803 toneladas de minério. A PF, por sua vez, intensificou o enfrentamento de crimes contra comunidades indígenas e focou no combate aos incêndios florestais, com 5.589 inquéritos policiais em andamento.
Foram criados quatro polos de apuração nos estados com maior incidência de incêndios, como Acre, Amazonas, Pará e Rondônia. Essas equipes dedicadas visam esclarecer e combater os crimes ambientais na região.
Fonte e Foto: Agência Gov