A criação da Rede de Atenção à Saúde Bucal (Rasb) foi oficializada na sexta-feira, 20 de dezembro, com a publicação de uma portaria no Diário Oficial da União. A iniciativa tem como objetivo promover o atendimento integral e acessível à saúde bucal para toda a população, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), respeitando as especificidades socioculturais de cada pessoa.
A Rasb visa organizar o fluxo de atendimento dentro do SUS, iniciando na Atenção Primária à Saúde (APS), e garantindo que o paciente seja encaminhado ao atendimento especializado quando necessário. A medida busca expandir o acesso aos serviços de saúde bucal e melhorar o cuidado integral, humanizado e de qualidade.
Segundo Felipe Proenço, secretário de Atenção Primária à Saúde, a criação da Rasb é um avanço para o Programa Brasil Sorridente e uma resposta à necessidade de ampliar o cuidado em saúde bucal em todo o país. A partir de agora, será possível desenvolver mecanismos de regulação, financiamento e monitoramento do atendimento.
Fonte e Foto: Agência Gov