A Copasa iniciou, no dia 20 de dezembro, as operações da Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) em Timóteo, no Vale do Aço. A nova estrutura tem como principal objetivo o tratamento dos resíduos gerados durante o processo de tratamento de água e a destinação adequada desses resíduos para um aterro controlado, atendendo às normas ambientais. A instalação recebeu um investimento superior a R$ 2,6 milhões e beneficiará aproximadamente 80 mil pessoas.
A UTR está localizada no bairro Santa Terezinha, na Rua dos Enfermeiros, e foi projetada para ser totalmente automatizada. A unidade é composta por diversos equipamentos, incluindo um tanque de equalização com capacidade para 120 metros cúbicos de água, uma elevatória de lodo, uma sala de preparo e dosagem de polímeros, além de dois leitos de secagem. A estrutura também conta com a interligação do esgotamento da água de lavagem dos filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) Santa Terezinha, localizada nas proximidades, à unidade de tratamento, por meio de uma manilha de concreto de 500 milímetros de diâmetro e 220 metros de extensão.
Com a operação da UTR, a Copasa reforça seu compromisso com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente, oferecendo uma solução eficiente para o manejo de resíduos no município.
Fonte e Fotos: Agência Minas