O serviço Emergência MG, coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), é vencedor do Prêmio Inovação 2024 e do Selo de Transformação Digital e Inovação, que está em sua terceira edição e é promovido pela Prodemge. A cerimônia de premiação foi realizada na última quinta-feira (04) e contou com a presença de servidores da Superintendência de Integração e Planejamento Operacional, área da Sejusp que coordena o novo serviço de acionamento das forças de segurança pela internet. Seis projetos são vencedores do Prêmio Inovação e três deles vencedores também do Selo.
O objetivo da iniciativa é certificar as soluções inovadoras que estão contribuindo para a transformação digital da Prodemge e dos seus clientes. As soluções inscritas foram avaliadas pela comissão julgadora em cinco pilares: inovação, organização, cultura, tecnologia e insight. Nesta edição o processo contou com a participação dos clientes da Prodemge, beneficiários das soluções inscritas, para melhor compreensão de como elas têm contribuído para a transformação do órgão.
Para o superintendente da Sejusp, Bernardo Naves, o mérito dessa conquista é de muita gente. “O projeto Emergência MG foi construído a muitas mãos: Sejusp, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Seplag, Prodemge e TabControl. É muito bom poder dividir o mérito desse reconhecimento com todas essas instituições”, lembra Naves, citando a integração e o engajamento de todos esses órgãos para que o Emergência MG saísse do papel e se transformasse em realidade.
Conheça o serviço vencedor
O Emergência MG possibilita que o usuário possa pedir ajuda para qualquer uma das três forças de segurança usando a mesma plataforma, via chat. Há mais de uma forma de acionar o Emergência MG: no site próprio do serviço (www.emergencia.mg.gov.br), pelo aplicativo do Governo de Minas (MG App) e pelo Telegram (buscando na lupa de busca por Emergência MG).
O serviço já está presente em 61 municípios mineiros, abarcando 29% da população do estado, o que equivale a 6 milhões de pessoas podendo acessar as forças de segurança também pela Internet. Durante décadas a única forma de acionamento das polícias militar e civil e bombeiros em Minas foi apenas por telefone: Polícia Militar (190), Polícia Civil (197) e Corpo de Bombeiros Militar (193).
O novo serviço é, ainda, um canal inclusivo, pois permite que seja utilizado por pessoas surdas. A interface com a tecnologia possibilita também, de forma segura, o compartilhamento de localização, envio de fotos e a realização de vídeo chamadas. Essa última possibilidade pode ser decisiva, por exemplo, para uma pessoa que necessita de rápida orientação para a realização de manobras para desengasgar alguém.
Expansão
O serviço foi lançado em Lagoa Santa, como projeto piloto e, depois dos testes realizados, expandido para a capital e outros oito municípios. A sua expansão gradual já chegou na quarta fase, atingindo 61 municípios. A escala gradativa busca garantir total segurança à alta demanda gerada pelo acionamento dos tridígitos 190, 197 e 193.
Camila Leonel é moradora de Itabirito, uma das cidades pertencentes à quarta expansão, e acredita que a novidade é um avanço na política pública. “Quanto mais fácil for o acesso aos canais de emergência, mais chances temos de inibir o avanço de um crime ou, até mesmo, de salvar uma possível vítima. A tecnologia tem que estar ao lado de todos, inclusive, da Segurança Pública”, ressalta.
Prodemge
A Prodemge é a empresa de tecnologia da informação do governo de Minas Gerais, com uma trajetória na modernização do setor público. Um compromisso que se reflete no engajamento permanente de seu capital intelectual e de sua infraestrutura tecnológica na informatização da administração pública estadual.
Fonte e fotos: Sejusp