A Receita Federal em conjunto com a Polícia Federal do Distrito Federal deflagrou hoje, 10/07, a Operação Corisco Turbo, visando desarticular uma organização criminosa especializada na importação ilegal de mercadorias. Segundo as investigações, o grupo atuava em diversos núcleos, incluindo eletrônicos, transporte, empresas fictícias, envio de dinheiro e revenda, utilizando métodos de lavagem de dinheiro e evasão de divisas através de doleiros e criptomoedas.
Durante os últimos cinco anos, foram identificadas remessas ilegais de aproximadamente R$1,6 bilhão ao exterior, além da entrada clandestina de 500 mil celulares. A operação mobilizou um contingente significativo, com 150 servidores da Receita Federal e 250 policiais federais, resultando em 51 mandados de busca e apreensão, 25 ordens de sequestro de imóveis, e 42 ordens de sequestro de veículos, com um bloqueio de R$280 milhões em ativos.
Para garantir a eficácia das medidas, os investigados estão proibidos de deixar o país e o município, devendo entregar seus passaportes em 24 horas. Além disso, estão obrigados a comparecer mensalmente à Justiça e proibidos de manter contato entre si. A operação contou com o suporte de 41 viaturas e um helicóptero da Receita Federal, além de 49 viaturas da Polícia Federal. O nome “Corisco Turbo” faz referência a um avião apreendido em fevereiro de 2022 durante as investigações.
Fonte e fotos: Receita Federal.