Nesta quarta-feira (10), a diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um projeto-piloto para implementação da bula digital de medicamentos no país. A iniciativa prevê a inclusão de um código de barras bidimensional (QR Code) nas embalagens de medicamentos específicos, permitindo uma leitura rápida e facilitada das informações pelo consumidor.
O projeto-piloto terá duração até 31 de dezembro de 2026, durante o qual serão coletados dados e monitorados os impactos da bula digital. Essas informações servirão como subsídio para uma futura regulamentação definitiva sobre o tema pela Anvisa.
A Anvisa ressaltou que, mesmo com a implementação da bula digital, as bulas impressas continuarão sendo disponibilizadas sob demanda, tanto para pacientes quanto para profissionais de saúde. A norma aprovada também estabelece que os estabelecimentos que comercializam medicamentos devem informar aos consumidores sobre a opção de solicitar a bula impressa, utilizando uma comunicação visual específica nas farmácias e drogarias.
Fonte e fotos: Agência Brasil.