A recente definição da delegação brasileira para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 é motivo de celebração para o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e seus Clubes formadores. Dentre as modalidades em que o Brasil estará representado, 21 esportes pertencem ao Programa de Formação do CBC e, destes, 99% dos atletas são provenientes de Clubes.
Das 312 vagas de atletas brasileiros, 280 foram ocupadas por atletas de Clubes, evidenciando a importância dessas instituições na formação de nossos esportistas. Dos 277 atletas que compõem a delegação brasileira, 246 (89%) são de Clubes; o que reflete o impacto deles com a massificação do esporte e a revelação de talentos para o esporte de alto rendimento.
Análise dos Dados
A primeira análise a ser destacada é a incidência dos “Atletas de Clubes por Esporte”. No gráfico abaixo, podemos observar que o Atletismo, com 43 atletas de Clubes, e o Voleibol, com 24, são os esportes com maior número de representantes vinculados a Clubes.
Além destes, destaca-se que muitos esportes possuem delegação integralmente composta por atletas (oriundos) de Clubes, como por exemplo: Águas Abertas, Basquetebol, Canoagem, Esgrima, Futebol, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica de Trampolim, Handebol, Judô, Levantamento de Peso, Natação, Remo, Rugby, Saltos Ornamentais, Taekwondo, Tenis, Tenis de Mesa, Tiro com Arco, Tiro Esportivo, Vôlei de Praia e Wrestling.
Por outro lado, sabe-se que esportes como Surfe, Ciclismo e Skate não possuem natureza clubística, caso contrário os números estariam próximos a 100% da delegação olímpica.
No contexto geral, os dados são igualmente impressionantes. Conforme ilustrado no gráfico a seguir, 89% da delegação é formada por atletas de Clubes, evidenciando a eficiência do Programa de Formação do CBC e o papel essencial dos Clubes na preparação dos nossos atletas olímpicos. Em Tóquio 2020 este percentual foi de 88%.
Distribuição de Atletas por Clube
A diversidade e abrangência dos Clubes são reforçadas pela quantidade de atletas por Clube. Esporte Clube Pinheiros/SP, Praia Clube/MG, SESI/SP, Clube de Regatas do Flamengo/RJ, Sport Club Corinthians Paulista/SP, Minas Tênis Clube/MG, Unisanta/SP, Sogipa/RS, Botafogo/RJ e Iate Clube do Rio de Janeiro/RJ são destaques, compondo os 10 Clubes com mais atletas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
No X Seminário Nacional de Formação Esportiva, realizado em junho, conversamos com 4 desses 10 Clubes: Os Presidentes do Pinheiros, do Praia Clube e do Minas, além do Diretor de Esportes Olímpicos do Flamengo, concederam entrevista comentando sobre a preparação dos atletas para os Jogos Olímpicos. Confira as entrevistas!
Além disso, o Flamengo anunciou nesta semana a contratação de dois atletas da Canoagem Velocidade, sendo Mateus Nunes e Valdenice Conceição. Com os dois, agora o Clube contabiliza 12 atletas na delegação.
Análise de Gênero dos (as) Atletas
Outro dado relevante é a participação feminina na delegação brasileira para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. No geral, serão 153 mulheres, representando 55% do total de atletas, um aumento significativo em comparação aos 47% de Tóquio 2020. Considerando apenas os atletas de Clubes, 55,70% são mulheres, evidenciando a coerência e a eficácia das políticas de inclusão e incentivo à participação feminina no esporte adotadas pelos Clubes.
Fonte: CBC
Foto: Divulgação / CBC