A 8ª edição do CURA – Circuito Urbano de Arte acontece a partir de 24 de outubro na Praça Raul Soares, em Belo Horizonte, e vai até 3 de novembro. O evento convida a comunidade a repensar a ocupação dos espaços públicos, estimulando a imaginação como primeiro passo para a ação.
Desde 2021, o Circuito busca revitalizar a Praça Raul Soares, questionando: e se a praça fosse mais do que uma simples passagem? A proposta é transformá-la em um espaço de convivência que acolha todas as idades, promovendo pertencimento e permanência.
Nesta edição, com curadoria de quatro mulheres — Flaviana Lasan, Janaína Macruz, Juliana Flores e Priscila Amoni —, o festival destaca um line-up exclusivamente feminino, incluindo artistas como Clara Valente, Liça Pataxoop e Bahati Simoens. Haverá também uma instalação interativa da arquiteta Bel Brant, da Mutabile Arquitetura.
As curadoras propõem a reflexão: como seriam as cidades se fossem guiadas por tradições matriarcais? Isso amplia as possibilidades de reinvenção dos espaços urbanos e convida a uma imaginação coletiva sobre novas formas de convivência.
Desde sua sétima edição em 2022, o CURA já trouxe 25 obras de arte em grande escala para Belo Horizonte, sendo a maior coleção de arte mural feita por um único festival no Brasil. Idealizado por Janaína Macruz, Juliana Flores e Priscila Amoni, o Circuito também criou o primeiro Mirante de Arte Urbana do mundo na Rua Sapucaí e, em 2023, expandiu suas atividades para Manaus.
O CURA 2024 conta com patrocínio master da Claro, além do apoio da Unibh, Cemig e Shell V Power Etanol.
Com as informações da Culturadoria
Foto: Priscila Musa/Divulgação