Aconteceu na manhã da última quarta-feira (23), na sede do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), em Montes Claros, uma reunião de preparação para o enfrentamento do Período Chuvoso que se iniciou no mês de outubro e se estende até o mês de março de 2025.
A reunião foi promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e contou com a participação do Exército Brasileiro (EB), CEMIG e da Prefeitura Municipal de Montes Claros, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, da Guarda Civil Municipal, da Mctrans e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos.
Dentre os principais objetivos da reunião busca-se preparar a Rede de Apoio dos órgãos públicos que compõem o sistema municipal de Proteção e Defesa Civil para o enfrentamento ao período chuvoso e ainda fortalecer a “Resiliência” do município prevenindo mortes e evitando e/ou diminuindo os prejuízos materiais da população.
Foram estabelecidas e serão desenvolvidas importantes ações de Prevenção e Preparação com o objetivo de trabalhar junto à população ações de autoproteção. Também serão intensificadas campanhas preventivas, treinamento dos militares do Corpo de Bombeiros para as demandas específicas do período, além de implantação de equipes especializadas em salvamento, limpeza de bueiros e canais dos rios para diminuir os efeitos dos alagamentos, aumento do efetivo das equipes da CEMIG durante o período chuvoso, visitas e vistorias em áreas de risco com orientação da população residente nesses locais, além do desvio do trânsito em dias de fortes chuvas nos locais com histórico de alagamento e que oferece risco para os motoristas.
Segundo dados publicados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), no último período chuvoso de 2022/2023, por causa das consequências das fortes precipitações, 289 municípios tiveram que decretar situação de emergência (SE) ou estado de calamidade pública (ECP).
Dicas de prevenção para o período chuvoso:
Confira a previsão de tempo;
Evite transitar por áreas que rotineiramente são afetadas por alagamentos, inundações e enxurradas em decorrência das chuvas;
No momento da chuva, redobre a atenção;
Evite áreas de inundação e regiões com histórico de alagamentos;
Jamais enfrente enxurrada ou ruas alagadas;
Não se abrigue nem estacione seu veículo embaixo de árvores;
Se notar rachaduras nas paredes das casas ou surgimentos de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros através do número 193, ou você pode também acionar a Defesa Civil através do número 199;
Lembre-se, o bem mais valioso que nós temos é a vida.
Fonte e fotos: CBMMG