Em Belém do Pará, uma engenheira de produção percebeu uma lacuna na produção de meliponicultura de pequenos produtores paraenses. O mel das abelhas sem ferrão, apesar de ter uma excelente qualidade, possui 40% mais de água e um teor de acidez mais alto que o mel tradicional, o que o descaracteriza no padrão da legislação brasileira.
Mesmo com fomento e capacitação, no final da colheita, os produtores não tinham para quem vender. Foi então que, em 2019, Ana Lídia Zoni Ribeiro teve a ideia de transformar esse tipo de mel em uma bebida: o Hidromel Uruçun da Amazônia, que hoje — com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) — já tem contrato fechado com cinco países para exportar o produto.
A produção começou com apenas 19 litros de hidromel, enquanto a empreendedora pôde analisar o gosto dos clientes pela bebida e fazer as alterações necessárias. “Até 2021, a gente conseguiu chegar na formulação que hoje é entregue ao mercado”, explica Ana Lídia.
Atualmente, o Hidromel Uruçun da Amazônia pode ser encontrado nos principais pontos turísticos de Belém, além de restaurantes finos, delicatessens, empórios e vinícolas. Além disso, a empresa conseguiu colocar o produto no mercado internacional. “Hoje 25% da minha produção é feita para dentro do Brasil e o restante é totalmente para exportação”, detalha a empreendedora.
Internacionalização
As primeiras vendas internacionais foram feitas para Alemanha, após Ana Lídia participar de um programa de capacitação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Durante as aulas, ela chegou à conclusão, juntamente com a equipe da Apex, que a Alemanha seria o mercado-alvo das exportações.
Na mesma época, um turista alemão experimentou o Hidromel Uruçun em um dos pontos de venda em Belém e ficou apaixonado pela bebida. No dia seguinte, ele procurou Ana Lídia para propor uma parceria para importar a bebida para a Alemanha. Em função do apoio da ApexBrasil, a empreendedora conta que já estava preparada para exportar.
“A gente já tinha preço, sabia sobre a questão dos pallets, quantidade de garrafas. A gente já sabia também da questão cultural deles, porque cada país tem algumas restrições quanto ao comportamento. E, realmente, ‘deu match’.”
Em 2023, a Hidromel Uruçun da Amazônia deu mais um passo na internacionalização e passou a exportar para Cidade do Cabo, na África do Sul. E em 2024, a convite da ApexBrasil, a empresa participou da feira internacional Expocomer, no Panamá.
“Foram 12 empresas daqui do Brasil para a Expocomer, no Panamá, e nós fomos a única empresa daqui do Norte do Brasil a participar. E eu consegui contato também com um grande distribuidor e vou ser a primeira empresa do Brasil a exportar bebida alcoólica para o Panamá.”
As negociações para expandir a internacionalização da Hidromel Uruçun da Amazônia não param por aí. Este ano, Ana Lídia participou de uma rodada de negócios intermediada pela ApexBrasil com compradores internacionais. “Eu fechei dois contratos. No primeiro dia, eu saí pulando no dia do evento que foi com a Índia e Portugal. Então, hoje, a gente está com a Alemanha, África do Sul, Panamá e, agora, Índia e Portugal”, comemora.
A CEO da Hidromel Uruçun da Amazônia destaca o apoio da ApexBrasil para encontrar os parceiros certos no mercado internacional.
“Eu posso agendar e falar assim: ‘Apex, me ajuda. Preciso saber, no continente asiático, quem consome hidromel’. Eles procuram esse mercado-chave para você, fazem esse contato junto com você, marcam uma entrevista em paralelo. Caso você não fale o idioma, eles fazem toda essa intermediação para você sem que você precise se deslocar para outro país, sem que você saia da sua casa, do seu país, do seu estado. E, sim, vira negócio e dá certo”.
Rodadas de Negócios
Por meio de reuniões com compradores, distribuidores e representantes de redes internacionais, a ApexBrasil faz a intermediação de Rodadas de Negócios para empresas brasileiras que querem internacionalizar seus produtos e serviços.
Nessas reuniões, a Apex faz o pareamento entre os negócios do Brasil e os compradores internacionais com maior potencial de fechar parcerias, além de preparar e capacitar os participantes.
Fonte: Brasil 61
Foto: Instagram Hidromel Uruçun da Amazônia