sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A Sociedade Brasileira para o Progresso na Ciência (SBPC) abriu o período de inscrições para a 6ª edição do Prêmio Carolina Bori Ciência e Mulher, premiação que reconhece e homenageia as cientistas brasileiras que se destacam em suas áreas de atuação. Nesta edição, também serão homenageadas as meninas estudantes do ensino médio e jovens graduandas com o potencial para uma carreira científica de sucesso.

Para participar, as estudantes interessadas deverão realizar a inscrição por meio de formulário até o dia 31/10. É importante também, atentar-se aos critérios de seleção que estão disponíveis no edital da categoria. Serão distribuídos seis prêmios na categoria “Meninas na Ciência”, sendo três prêmios para estudantes do Ensino Médio, e outros três prêmios para estudantes da Graduação. O anúncio das contempladas acontecerá no dia 20 de janeiro de 2025, e a premiação será entregue no dia 11 de fevereiro, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

Criado em 2019, o prêmio leva o nome de Carolina Martuscelli Bori, a primeira mulher a presidir a SBPC, de 1986 a 1989, e que neste ano completaria 100 anos de nascimento. Carolina destacou-se por sua luta por políticas e investimentos em desenvolvimento científico durante o regime militar, um dos períodos mais desafiadores da história do Brasil. Durante a redemocratização do país, em sua gestão como presidente da SBPC, ela foi uma defensora incansável da democracia e também da divulgação e popularização da ciência, utilizando programas de rádio e conferências para aproximar o conhecimento científico da população. Carolina Bori faleceu em 2004, mas seu legado permanece como uma inspiração para a ciência brasileira.

Em 2029, por serem comemorados os dez anos de criação da Premiação, a SBPC já prepara uma celebração especial que será realizada com todas as homenageadas.

Fonte e foto: UFLA

Compartilhe:
Exit mobile version