sábado, 1 de fevereiro de 2025
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Aconteceu no dia 29 de janeiro, no auditório da 8ª Região Integrada de Segurança Pública (8ª RISP), a solenidade de comemoração aos 59 anos de instalação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (6º BBM) em Governador Valadares.

Autoridades civis e militares, prestigiaram o tradicional evento da cidade. Na oportunidade, foi entregue a comenda Medalha do Mérito Militar, certificados de destaque operacional e administrativo, além do reconhecimento aos parceiros da sociedade civil com o certificado amigo do bombeiro.

Um pouco da história do 6º BBM:

Em data de 26 de janeiro de 1966, foi criado o destacamento do Corpo de Bombeiros de Governador Valadares, através da lei 1272, que autorizou a Prefeitura Municipal de Governador Valadares a celebrar convênio com o estado.

Nesta mesma data, uma equipe de bombeiros de Belo Horizonte foi transferida para compor o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de Minas Gerais em nosso município.

No dia 30 de janeiro daquele ano, a equipe composta de 45 homens, comandada pelo 2º ten PM Jamir Manoel da Silva, fez um desfile pelas ruas do centro de Governador Valadares, para que a tropa fosse apresentada ao prefeito municipal, Doutor Joaquim Pedro do Nascimento, às autoridades e à comunidade, sendo neste dia instalado na sede do quartel do Sexto Batalhão de Polícia Militar.

Pouco tempo depois o corpo de bombeiros foi transferido para a rua Benjamim Constant, 799, centro, ficando até o ano de 1973, deslocando-se para onde é hoje o Hospital Municipal, e em 03 de fevereiro de 1974, foi transferido para sua sede própria, situada na rua São Paulo, 1047, centro, na gestão do então prefeito Hermírio Gomes da Silva, onde permanece até hoje.

A partir de 02 de junho de 1999, através da emenda constitucional nº 39, desvinculou-se o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, atribuindo a corporação a competência de coordenar e executar ações de Defesa Civil, perícias de incêndio e o estabelecimento de normas relativas à Segurança Contra Incêndio e Pânico, além de executar as demais atividades de busca , salvamento, prevenção e combate a incêndios. A promulgação da emenda nº 39 ocorreu em solenidade na assembleia legislativa do estado de Minas Gerais no dia 03 de junho de 1999, passando a denominar Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

A partir de 10 de março de 2000, com a assinatura do comandante-geral do CBMMG, no aviso nº 001, foi criada a primeira companhia independente do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, com sede em Govenador Valadares e frações destacadas nos municípios de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Manhuaçu, e Teófilo Otoni. A partir de então a recém criada companhia independente passou a ter autonomia para executar e administrar recursos como uma unidade de execução orçamentária. Esta independência orçamentária gerou benefícios diversos como melhor aparelhamento e maior acesso aos mais diversos equipamentos e viaturas voltados às necessidades e características da região do Vale do Rio Doce.

Em 20 de novembro de 2006 o governador, através do decreto 44.411, que aprova o quadro de organização e distribuição do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, altera a denominação e cria unidades na corporação. No art. 4º deste decreto consta a elevação da 1° Companhia Independente a Batalhão, com a denominação de 6° Batalhão de Bombeiro Militar ou 6º BBM, mantendo a sede no município de Governador Valadares.

Atualmente, o 6° batalhão de Bombeiros Militar, além de estar presente em Governador Valadares, possui frações destacadas nos municípios de Resplendor, São João Evangelista, Teófilo Otoni, Almenara, Araçuaí, Guanhães e Itaobim bem como uma brigada municipal em Conselheiro Pena sendo responsável pelo atendimento a 124 municípios contando com 348 bombeiros militares para atender à população mineira.

No município de Governador Valadares, o CBMMG está presente através do 6° Batalhão de Bombeiros Militar, comandado pelo tenente coronel Luciano Barbosa de Souza, e além da sede do 5° Comando Operacional de Bombeiros (5°COB), comandado pelo coronel Adriano Marcos Miranda.

Fonte e fotos: Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais

Compartilhe:
Exit mobile version