A partir de segunda-feira, 2 de dezembro, as operadoras de telefonia móvel poderão expandir a tecnologia 5G para todos os 5.570 municípios do Brasil. A liberação antecipada da faixa de 3,5 GHz, feita 14 meses antes do previsto no cronograma do Leilão 5G de 2021, permite que o País avance de forma mais rápida na implementação dessa tecnologia.
Atualmente, 770 cidades já têm 5G ativo na faixa 3,5 GHz, atendendo a 35 milhões de usuários. A expansão da cobertura será realizada conforme o cronograma de cada operadora. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou que essa liberação representa um marco importante, que contribuirá para a inclusão digital de mais brasileiros.
Para viabilizar a liberação da faixa de 3,5 GHz, foi necessária a diminuição de interferências e a desocupação das estações satelitais profissionais. Além disso, a mudança do sinal de TV da Banda C para a Banda Ku e a instalação de kits gratuitos com parabólica digital em residências de famílias beneficiárias de programas sociais já atingiram mais de 4,4 milhões de unidades entregues, antecipando a previsão de 2026.
Fonte e Foto: Agência Gov