quarta-feira, 6 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O 4º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2024, realizado em Ubá, apontou um cenário de médio risco para a proliferação do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A pesquisa, conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde, revelou que o índice de infestação está em níveis que exigem atenção, mas que podem ser controlados com ações preventivas.
Em resposta a esse alerta, a prefeitura organizou um mutirão de combate ao Aedes aegypti, que se estenderá até o dia 14 de novembro. A iniciativa contará com a participação de agentes de saúde e mobilizará as equipes da prefeitura em mais de 30 bairros da cidade.
A principal orientação das autoridades é que os moradores deixem na calçada materiais que acumulam água, como pneus velhos, garrafas e recipientes, para que possam ser recolhidos e descartados de maneira adequada. A medida é parte da estratégia para eliminar possíveis criadouros do mosquito e reduzir o risco de surtos das doenças transmitidas por ele.
A colaboração da população é essencial para o sucesso da ação e para a manutenção da saúde pública em Ubá. A Secretaria de Saúde reforça que, além da participação no mutirão, é fundamental que os moradores realizem a limpeza de seus quintais e eliminação de focos do mosquito de forma contínua.

Com informações e foto: Prefeitura de Ubá

Compartilhe:
Exit mobile version