A Quadra Poliesportiva Pedro Melo, localizada na Ilha Antônio Dutra, foi o cenário do 3º Festival Paralímpico da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Lourenço, realizado no último sábado (24).
O evento contou com a participação de estudantes das APAEs de São Lourenço, Carmo de Minas, Passa Quatro, Pouso Alto e Virgínia, além das Escolas Municipais Ida Mascarenhas Lage e Ismael Junqueira de Souza, Escola Estadual Professor Túlio Bento e Centro Educacional Crescer.
O festival também recebeu o apoio dos estagiários do curso de Educação Física da Faculdade Unis e da Faculdade São Lourenço.
Neste ano, os atletas tiveram a oportunidade de competir em diversas modalidades esportivas, como capoeira, basquete em cadeira de rodas, vôlei sentado e bocha paralímpica. O 3º Festival Paralímpico é realizado durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com o objetivo de desenvolver ações que sensibilizem a sociedade brasileira sobre as necessidades especiais, promovendo inclusão social e lutando contra o preconceito e a discriminação dirigidos às pessoas com deficiência.
Além da prática esportiva, essas atividades favorecem a interação com colegas de diferentes instituições de ensino, promovem a socialização, aumentam a autoconfiança e garantem equidade e igualdade, reforçando nosso compromisso com a inclusão total das pessoas com deficiência na sociedade.
A APAE de São Lourenço agradece sinceramente a todos os profissionais, alunos, APAEs, instituições de ensino, colaboradores e ao secretário de esportes, Sr. Renato Motta, que generosamente disponibilizou a quadra para a realização do evento.
Fonte e fotos: APAE São Lourenço