Na próxima quinta-feira (05), a Prefeitura de Nova Lima promoverá a 3ª Mostra Afro-Indígena da rede municipal de ensino, um evento gratuito e aberto ao público que visa celebrar a rica diversidade cultural do município. O evento será realizado no Centro de Memória AngloGold Ashanti, localizado na Rua Enfermeiro José Caldeira Brant, 7, no bairro Retiro, e terá início às 8h.
Com o objetivo de valorizar as culturas afro-brasileira e indígena, a Mostra contará com apresentações culturais dos povos indígenas Pataxós, que irão compartilhar com o público suas danças, músicas e tradições, oferecendo uma imersão nas práticas culturais dessa importante etnia.
Além disso, o evento será uma oportunidade para exibir os trabalhos realizados pelos estudantes da rede municipal, que, ao longo do ano, se dedicaram ao estudo e à produção de conteúdos que resgatam e promovem as tradições afro-indígenas.
Outro momento de destaque será a premiação do concurso “Cantando para a Diversidade”, que contempla as músicas compostas pelos alunos, com letras que abordam temas como a igualdade racial e a valorização das culturas afro-brasileira e indígena. As canções serão apresentadas para a plateia, e os vencedores receberão premiação pelo talento e sensibilidade em tratar questões de diversidade e inclusão.
A cerimônia também marcará a entrega do Selo Baobá de Qualidade e Igualdade Racial às escolas e creches municipais que se destacaram na promoção de práticas pedagógicas que valorizam a diversidade étnico-racial e o respeito às diferenças.
Com as informações da Prefeitura de Nova Lima
Foto: Divulgação / Prefeitura de Nova Lima