Abrindo o calendário oficial de eventos de 2025, a Colônia Santa Isabel, localizada na região do Citrolândia em Betim, recebe entre os dias 21 e 26 de janeiro o tradicional Concerto Contra o Preconceito. Neste ano, a 31ª edição do evento tem um significado ainda mais especial, pois resgata um período histórico marcante da cidade: entre as décadas de 1920 e 1980, a Colônia foi o destino de pessoas que sofriam de hanseníase, doença que, à época, não tinha cura. O evento não só celebra essa memória histórica, como também promove a conscientização sobre a doença e combate o preconceito relacionado a ela.
Conscientização e cultura
O Concerto Contra o Preconceito tem como objetivo, além de promover diversão, conscientizar a população sobre a hanseníase, que passou a ter tratamento desde 1980. A programação deste ano está recheada de atividades culturais e educativas, incluindo blitze de conscientização, seminários, shows, como a tradicional Noite Gospel, e até uma partida de futebol festivo, entre outras atrações. A intenção é, também, contar para as novas gerações histórias da Colônia e estimular os cuidados com a saúde.
Solenidade especial com a ministra Macaé Evaristo
Uma das principais atrações do evento será a solenidade na quinta-feira, 23 de janeiro, às 15h30, com a presença da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo. Ela participará de um ato alusivo à assinatura da Portaria nº 90, de 7 de janeiro de 2025, que regulamenta o recurso de pensão especial destinada aos filhos e filhas de pessoas atingidas pela hanseníase e àqueles que foram vítimas de isolamento compulsório até 1986. Em Betim, cerca de 800 pessoas se beneficiarão dessa medida. Durante a solenidade, a ministra receberá, simbolicamente, documentos de filhos que foram separados de seus pais no período de isolamento da Colônia para solicitar a pensão especial.
Além disso, Macaé Evaristo, o prefeito de Betim, Heron Guimarães, e o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, receberão a Honraria Frei Chico, um prêmio conferido a personalidades que contribuem para a quebra do estigma e do preconceito contra a hanseníase.
Homenagem
O Concerto também presta uma homenagem a Nelson Flores, um símbolo de resistência na luta contra o estigma da hanseníase. O prefeito Heron Guimarães destaca que o evento reflete o esforço conjunto da Prefeitura de Betim e das entidades parceiras para manter viva essa importante iniciativa, que não apenas celebra a cultura local, mas também honra o legado de Nelson, que dedicou sua vida à luta por respeito e dignidade para as pessoas afetadas pela doença.
A hanseníase e o atendimento de saúde em Betim
A hanseníase, doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, afeta a pele e os nervos periféricos. A transmissão ocorre pelo contato com secreções nasais e gotículas expelidas por pessoas doentes sem tratamento. Quando não tratada adequadamente, a doença pode causar sequelas permanentes, como perda de sensibilidade e até cegueira.
Em Betim, a doença tem cura, e as 41 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem acolhimento, diagnóstico precoce e tratamento gratuito. As pessoas que apresentarem sinais ou sintomas suspeitos devem procurar uma UBS de referência para avaliação médica. Os sintomas incluem manchas na pele com perda de sensibilidade, dormência, formigamento, inchaço nas mãos e pés, entre outros.
Programação Completa
A seguir, confira a programação completa do 31º Concerto Contra o Preconceito:
21/01
- 13h: Forró contra o preconceito – Apromiv (Núcleo Geraldo Rabelo)
- 13h30 às 17h: Seminário Janeiro Roxo: hanseníase, prevenção e inclusão – Centro de Memória Luiz Verganin
- 18h30: Entrega da Honraria Frei Chico – Centro de Memória Luiz Vergamin
22/01
- 9h30: Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural de Betim – Centro de Memória Luiz Vergamin
- 10h: Blitz de conscientização sobre a hanseníase – Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo
23/01
- 9h: Atividade de Educação Patrimonial – Centro de Memória Luiz Verganin
- 15h30: Grande Ato de Comemoração – Praça Frei Edgard Groot
- 19h: Noite Gospel – Praça da Matriz
- 21h30: Show com Douglas Silva – Praça da Matriz
24/01
- 9h: Mesa: Patrimônios sensíveis – Centro de Memória Luiz Vergamin
- 19h: Show com artista local – Praça da Matriz
- 21h30: Show da dupla Alan & Alex – Praça da Matriz
25/01
- 19h: Show com artista local – Praça da Matriz
- 21h30: Show com Banda Lex Luthor – Praça da Matriz
26/01
- 8h: Missa – Igreja Matriz de Santa Isabel
- 9h: Partida de futebol – Estádio do Reuminas
- 14h: Show com Bloco Cueca do Avesso + Bloco do Vini – Praça da Matriz
O Concerto Contra o Preconceito, promovido pela Prefeitura de Betim em parceria com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e a Associação Comunitária de Moradores da Colônia Santa Isabel, é uma verdadeira celebração da história e cultura local, promovendo inclusão e respeito para todos.
Com as informações e foto da Prefeitura de Betim