sexta-feira, 15 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 trouxe desafios para os candidatos com 45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia). Professores e especialistas que analisaram as provas destacaram alguns temas importantes e observaram que, no geral, o formato da prova foi consistente com os exames anteriores, com poucas novidades ou questões extremamente difíceis.

A prova de Matemática contou com questões bastante alinhadas ao formato dos últimos anos. João Eduardo Pinhata, gerente de avaliações da SAS, destacou que cerca de um quarto das questões foi focado em matemática financeira, abordando temas como porcentagem e juros. Pinhata também notou a presença de questões relacionadas a geometria, tanto plana quanto espacial, com um destaque para uma questão de planificação — tema recorrente no Enem, que envolve a rotação de figuras geométricas. Além disso, houve questões de análise de gráficos e combinatória, que exigem mais interpretação do que cálculos complexos.

Pinhata apontou que, no geral, a prova de Matemática não foi excessivamente desafiadora, e a quantidade de cálculos necessários foi moderada. A prova focou em avaliar as habilidades dos candidatos de maneira mais interpretativa, com menos questões exigindo cálculos intensivos.

Ciências da Natureza: Interpretação de Texto e Temas Ambientais

A prova de Ciências da Natureza também seguiu a mesma tendência, com um equilíbrio entre questões de Física, Química e Biologia. O especialista João Eduardo Pinhata observou que poucas questões exigiram cálculos, com menos de oito exigindo algum tipo de operação matemática mais elaborada. O restante das questões focou na interpretação de informações, como gráficos, esquemas de plantas e fórmulas químicas.

O tema ambiental foi um dos principais destaques da prova, com questões que abordaram assuntos como:

Sistema agroflorestal

Impacto dos microplásticos na fauna

Reciclagem de latas de alumínio (um tema relevante, já que o Brasil se destaca nesse setor)

Energia solar

Aquecedores solares

Esses temas refletem uma abordagem atualizada e preocupada com as questões socioambientais, que têm sido cada vez mais presentes no currículo de Ciências da Natureza do Enem.

Além disso, algumas questões de Física chamaram a atenção por utilizarem tirinhas para contextualizar os problemas. Pedro Lopes, supervisor de avaliações do SAS Educação, destacou duas questões que usaram tirinhas de Calvin para ilustrar conceitos de trajetória orbital e forças. Essas questões, que exigem do candidato uma interpretação tanto do texto quanto dos conceitos de Física, foram vistas como uma forma criativa e leve de abordar tópicos que costumam ser mais difíceis.

Fonte e foto: Redes sociais/ 2º dia do Enem 2024: questões abrangem temas atuais e menos cálculos

Compartilhe:
Exit mobile version