A cidade de Serranos, no Sul de Minas Gerais, foi palco do 25º Torneio Leiteiro de 2024, realizado entre os dias 17 e 21 de julho. Tradicionalmente, o evento reúne produtores rurais para uma competição que premia os primeiros colocados em cada categoria.
A festa teve início na quarta-feira, 17 de julho, com a apresentação cultural dos alunos da Escola Municipal Ribeiro Pena. À noite, ocorreu a bênção dos animais e a primeira ordenha do torneio leiteiro. Na quinta-feira, 18 de julho, foram realizadas mais três ordenhas da competição, e no palco principal da festa, a dupla Caio & Breno animou a plateia com seu repertório, incluindo sucessos como “Vai trouxa” e “Santo Forte”.
Na sexta-feira, 19 de julho, durante todo o dia, mais três ordenhas do torneio leiteiro foram realizadas. O show principal ficou por conta da dupla César & Paulinho, um dos mais esperados pelo público, que encantou os presentes com sucessos como “Pé de bode”, “Amor além da vida” e “Duas vezes você”, grandes hits da dupla de irmãos da cidade de Pederneiras (SP). Logo após, DJ Kevim comandou a festa, tocando remixes de seus sucessos em colaboração com grandes artistas como “Lá se foi o boi com a corda”, gravada em parceria com Bruno & Barreto, “Direção”, com a eterna rainha Marília Mendonça, e o sucesso “5 playboy não faz”, em parceria com o cantor Luan Pereira.
No sábado, 20 de julho, a festa atraiu um público recorde. Durante o dia, ocorreram as duas últimas ordenhas e o tradicional “Banho de Leite”, marcando o encerramento das atividades do torneio leiteiro. À noite, a dupla Fiduma & Jeca agitou o Parque de Exposições de Serranos com seu repertório musical. Em seguida, Luiz Miguel e Daniel encerraram as atrações do sábado.
O domingo, 21 de julho, foi dedicado à celebração para o público presente, organização e especialmente para os produtores rurais participantes do torneio leiteiro. A premiação das vacas campeãs aconteceu no palco principal, onde todas as 23 propriedades participantes estiveram representadas por seus responsáveis e familiares, acompanhando de perto os resultados do torneio.
Antes da premiação das campeãs, a organização entregou um troféu de participação a cada produtor no 25º Torneio Leiteiro de Serranos, agradecendo a todos pela parceria e confiança no evento. Em seguida, foram premiados os primeiros, segundos e terceiros lugares das categorias participantes. O resultado ficou da seguinte forma:
Vaca Pura
3º – Eda – Luiz Gabriel – 49,373(média)
2º – Laurinha – Dimas Bastos – 57,538 (média)
1º – Buneca – Juninho Sara – 72,720 (média)
Vaca Cruzada
3º – Brahma – Elvécio – 53,903(média)
2º – Bicas – Evandro Júnior – 56,432(média)
1º – Cleide – Joaquim Márcio e Antônio Márcio – 91,077(média)
Vaca Mestiça
3º – Mega – Daene e Alisson – 48,662 (média)
2º – Chita – Dimas Bastos – 54,013 (média)
1º – Moira – Quinca e Madalena – 55,112 (média)
Novilha
3º – Teteia – João Bastião – 17,982 (média)
2º – Luana – Zé Maria Pelota – 25,130 (média)
1º – Pipoca – Jairo Ribeiro – 27,398 (média)
Novilha Cruzada/pura
2º – Jade – Mauro e Luiza – 35,085 (média)
1º – Paulina – Adriano Henrique – 51,165 (média)
Novilha Mestiça
1º – Havana – Maria Fernanda, Antônio Augusto e Kaio – 37,675 (média)
Vaca Jersey
1º – Rolinha – Juliano – 26,565 (média)
Grande Campeã
Cleide – Joaquim Márcio e Antônio Márcio – 273,230 (total)
A organização do Torneio Leiteiro de Serranos também concede um troféu rotativo à grande campeã de cada ano. Se a mesma propriedade vencer o torneio por três anos consecutivos, o troféu é entregue definitivamente à propriedade. Em 2024, isso ocorreu com os proprietários da Fazenda Mourão Pai & Filho, que garantiram o troféu definitivo por terem vencido nas edições de 2022, 2023 e 2024.
Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG), a produção da vaca campeã deste ano bateu recorde, sendo a maior já registrada na competição do município.
Durante a premiação, os produtores participantes também puderam concorrer a sorteios de brindes oferecidos pelos parceiros e colaboradores do evento, incluindo insumos para produção, equipamentos, acessórios, smart TVs, tanquinho, entre outros.
Para encerrar a festa, a organização ofereceu ao público e a todos os participantes um show que não deixou ninguém parado. Hugo & Tiago garantiram um encerramento memorável, fazendo todos dançarem ao som de sucessos como “Gaguinho”, “Ninguém tem nada com isso” e “Apaixonado”.
O 25º Torneio Leiteiro de Serranos teve entrada franca todos os dias e ocorreu no Parque de Exposições, na entrada da cidade, destacando a cultura, arte e a importância dos pequenos e médios produtores rurais.
Por Tiago Carvalho
Fotos: Jornal Panorama / Aparecida Rodrigues