A ação deverá capacitar 500 pessoas das equipes de gabinetes e de cartórios da 2ª instância
A 1ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), sob a gestão do desembargador Marcos Lincoln dos Santos, lançou o projeto “1ª Vice Soma – Suporte à organização, cumprimento de metas e aperfeiçoamento gerencial”. A ação busca capacitar 500 pessoas, entre assessores e assistentes de gabinetes de desembargadores e gestores de cartórios da 2ª Instância, com foco no aprimoramento da atuação gerencial.
O 1º vice-presidente destacou a importância do suporte gerencial para a eficiência da prestação jurisdicional, apontando o “1ª Vice Soma” como um passo decisivo para melhorar a gestão e promover maior integração das atividades da 2ª instância. “A capacitação e o fortalecimento das práticas gerenciais são fundamentais para alcançarmos uma Justiça mais célere e eficaz. O ‘1ª Vice Soma’ é uma ação que reflete nosso compromisso com a excelência na prestação jurisdicional e o desenvolvimento profissional dos nossos servidores.”
Segundo o desembargador Marcos Lincoln, o projeto é baseado nas recomendações do Relatório de Transição da 1ª Vice-Presidência, nas determinações do Relatório de Inspeção Ordinária do Conselho Nacional de Justiça de novembro de 2023, e nos resultados de uma pesquisa diagnóstica com o público-alvo dos treinamentos.
As capacitações serão realizadas em parceria com a 2ª Vice-Presidência, por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). A formação terá uma carga horária de 12 horas, distribuídas ao longo de uma semana, e será oferecida em formato híbrido, com aulas online e presenciais. A primeira turma iniciará no dia 10 de fevereiro de 2025, e, ao longo do ano, serão formadas 25 turmas, cada uma com 20 alunos.
Rafaella Assunção, gerente de Acompanhamento da Litigância em 2ª Instância, de Apoio à Gestão de Gabinetes e de Registro de Julgamentos (Geag), informou que entre os temas abordados estarão distribuição, prevenção e compensação, planejamento estratégico e metas nacionais e institucionais, manuseio dos painéis táticos da 2ª Instância, ferramentas de gestão para a organização do trabalho e acompanhamento de metas e acervo, composição de acórdãos, redação de ementas de decisão e registros taquigráficos, gestão adequada de conflitos e litigiosidade, precedentes qualificados, ações coletivas e processo estrutural, alinhamento de processos e fluxos de trabalho entre cartórios e gabinetes. “Com essa capacitação, esperamos fortalecer o trabalho conjunto entre gabinetes e cartórios, além de aprimorar a integração com a 1ª Vice-Presidência, responsável pela melhoria da prestação jurisdicional na 2ª Instância do TJMG”, afirmou.
Fonte: TJMG
Foto: Euler Junior / TJMG