Carvalhópolis se engrandeceu de cultura e tradicionalismo no último domingo, 09 de junho, com o Desfile de Carros de Boi. Mais de 60 carreiros percorreram as ruas da cidade, desfilando com os animais demonstrando as raízes do homem do campo.
O tradicional desfile, acompanhando por moradores e visitantes, teve início no Clube Cultural e Recreativo de Carvalhópolis com uma deliciosa feijoada servida aos participantes. Em seguida, os carros de boi tomaram a BR-267 em direção ao Parque de Eventos, onde todos receberam troféu de participação: carreiros, amazonas e cavaleiros.
O prefeito de Carvalhópolis José Antônio de Carvalho, Curió, esteve presente acompanhando o desfile no primeiro carro de boi, juntamente com a primeira-dama Sirley Alves. Ambos carregavam consigo as imagens de Nossa Senhora Aparecida e do padroeiro da cidade, São Sebastião.
Em entrevista ao Jornal Panorama, o prefeito Curió destacou a importância do desfile e das tradições culturais no município: “Carvalhópolis tem a tradição do desfile de carro de boi e na década de 70, a cidade contava com mais de 30 carros de bois de proprietários do nosso município, que é uma cidade totalmente agrícola, e hoje nós estamos aqui fechando com chave de ouro o desfile de carro de boi. Hoje nós estamos contando com 63 carros de bois para a gente cumprir com a tradição do nosso município que desde os anos 60, 70, trabalhava com carro de boi desde os pequenos, médios e grandes fazendeiros de nossa cidade. Então, hoje, eu me sinto honrado, sinto muito contente, orgulhoso de fechar na minha administração com chave de ouro, com mais de 60 carros de boi aqui para o nosso desfile”, mencionou.
Um momento especial foi a entrega dos troféus aos participantes do desfile. Todos receberam o reconhecimento, assim como o agradecimento da administração municipal, que cumprimentou a todos que participaram do evento. Carreiros de diferentes idades, homens e mulheres, se fizeram presentes enaltecendo a riqueza cultural do carro de boi, que em Carvalhópolis é reconhecido como patrimônio cultural do município.
Um dos momentos de destaque no desfile ficou com o pequeno carvalhopolitano João Lucas Rabelo Marques, cantor e berranteiro, que levou o instrumento de “tocar a boiada” para o desfile. Ele ainda deu uma palinha aos presentes com um trecho, à capela, do clássico “Menino da porteira”, de Teddy Vieira e Luís Raimundo, gravada originalmente em 1955 por Luizinho e Limeira e eternizada por diversos cantores, como Sérgio Reis e Tonico & Tinoco, e que virou filme protagonizado pelo cantor Daniel.
O desfile de carros de boi exaltou ainda os antigos carreiros da cidade de Carvalhópolis e municípios vizinhos, que trabalharam com o instrumento por anos ajudando a preservar a essência da vida e do homem do campo. Uma prova disso se pôde ver na emoção do carreiro Sr. João, da cidade de São João da Mata que, visivelmente emocionado, recebeu o reconhecimento e agradecimento dos organizadores do evento e a gratidão da administração municipal pelo trabalho em prol do desenvolvimento e crescimento regional.
Em todo percurso do desfile e na chegada para a entrega dos troféus, o locutor Robinho Gonçalves animou e agitou o público que acompanhou o cortejo.
Após, todos puderam aproveitar o melhor da música com a dupla Denis & Davi e a Banda American Country, que tocaram os sucessos e clássicos do sertanejo. Neste ano, como forma de enaltecer o comércio local, a administração municipal destinou os espaços da praça de alimentação do recinto do Parque de Eventos aos comerciantes da cidade, que puderam explorar o local para venda de comidas e bebidas sem nenhum custo. Esta foi uma forma encontrada pela gestão para valorizar os empreendedores municipais e divulgar o comercio da cidade de Carvalhópolis.
O 17º Encontro de Carreiros e carros de boi de Carvalhópolis foi uma realização da prefeitura municipal, através da secretaria de Cultura e comissão organizadora.
Por Tiago Carvalho