Baependi viveu um momento célebre, no dia 18 de junho, com a formatura das turmas dos 4º anos do Ensino Fundamental das escolas públicas e particulares, que ao longo do primeiro semestre de 2024 desenvolveram, pela primeira vez, o Programa de Educação Ambiental (PROGEA). O evento ocorreu na quadra do Colégio Franciscano Santo Inácio, com a contagiante presença das crianças, comunidade escolar e autoridades municipais.
O PROGEA foi estabelecido e regulamentado pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) em 2013 e visa estimular estudantes dos 4° e 5° anos do Ensino Fundamental a serem capazes de adotar comportamentos socioambientais, contribuindo para a preservação ambiental, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida.
No primeiro semestre deste ano, o 3° Sargento Policial Militar Matusalém, lotado no 4° Grupamento da Polícia Militar de Meio Ambiente de São Lourenço, ministrou as aulas do PROGEA para cerca de 176 alunos dos 4° anos das escolas de Baependi. Durante a cerimônia, o militar agradeceu o acolhimento e todo carinho que a comunidade escolar baependiana demonstrou com o projeto, sobretudo o comprometimento e desejo das crianças em transformar a sociedade.
“De modo geral, o PROGEA é muito bem acolhido por todas as pessoas, tanto diretores quanto professores e crianças. O balanço que eu tive em Baependi foi fantástico. Nunca tinha aplicado o projeto aqui, até então. Foi o meu primeiro ano. Estou muito satisfeito com todo mundo — a prefeitura, as escolas e principalmente com os alunos. Muito satisfeito mesmo”, destacou o Sargento Matusalém.
Dentro de sala de aula, o PROGEA abordou de maneira lúdica, através de contação de histórias, assuntos referentes aos tipos de poluição, degradação, desmatamento, caça ilegal e atitudes causadas pela ação do homem em desfavor do meio ambiente. Além disso, foram trabalhadas com os alunos pautas como sustentabilidade, coleta seletiva e reciclagem, com o objetivo de aproximá-los da natureza de forma profunda e amorosa.
Além disso, o programa também realizou eleição do Clubinho Ambiental, ocasião onde os alunos, através de votação em urna, puderam incorporar o espírito democrático na escolha de seus representantes, com a finalidade de dar continuidade e praticar os aprendizados adquiridos durante as aulas do programa, após o seu encerramento na escola.
Através dessa riqueza de informações, as crianças tornaram-se aptas a serem protagonistas e multiplicadoras dos conhecimentos adquiridos, compartilhando e sugerindo soluções para sanar ou reduzir os problemas ambientais nas escolas, aprendendo a viver e a conviver com a natureza de forma sustentável.
E para animar ainda mais o momento, os alunos e a comunidade foram surpreendidos com a chegada do “Florestinha” — mascote do projeto —, que fez o público levantar e dançar ao som da música “Uptown Funk”. No decorrer da cerimônia, o mascote também participou do encerramento do evento com o último grito de guerra dos alunos.
Autoridades presentes
A Solenidade de Formatura do PROGEA contou com a presença do prefeito de Baependi, Douglas Staduto Souza, da chefe do Departamento de Educação e Cultura, Dalva Maria Guedes de Freitas Bolzoni Ilha, da diretora da Escola Municipal Irmã Adelgundis, representando as diretoras das escolas municipais, Tânia Maria Costa, da diretora do Instituto Nhá Chica, Irmã Vânia de Fátima Bissoni, da diretora do Colégio Franciscano Santo Inácio, Irmã Clarice Ana Beal, do mediador do PROGEA, Sargento Matusalém, e mediador do PROGEA de Aiuruoca, Cabo Erasmo.
Reconhecimento dos professores
A cerimônia de formatura também contou com um momento especial de entrega dos certificados aos professores das turmas que participaram do PROGEA. Receberam o documento as professoras lara Oliveira Toledo Ferreira (Colégio Franciscano Santo Inácio); Cristiane da Silva Vieira (Educandário Franciscano Nhá Chica); Guaracilva Rita Rocha Nogueira Oliveira (Escola Municipal Rachel Campos Gonçalves); Maria Gislaine Domiciano das Dores (Escola Municipal Irmã Adelgundis); Iracema de Castro Amaral (Escola Municipal Professor Fabiano José Viotti Bernardes); Márcia Lemos de Abreu Seixas Oliveira; Silvia Maciel Lopes de Assis; Ana Lucia Severino (Escola Municipal Senador Alfredo Catão).
Da mesma forma, foram homenageadas pessoas muito especiais que apoiaram a realização do Programa de Educação Ambiental nessa caminhada com o objetivo de proporcionar ensinamentos aos alunos baependianos.
Estiveram presentes para receber a homenagem as diretoras Carmen Luci Ribeiro Pereira Neves (Escola Municipal Senador Alfredo Catão); Irmã Clarice Ana Beal (Colégio Franciscano Santo Inácio); Irmã Vânia de Fátima Bissoni (Instituto Nhá Chica); Cláudia Helena Antônio Ribeiro (Escola Municipal Professor Fabiano José Viotti Bernardes); Tânia Maria Castro (Escola Municipal Irmã Adegundis); Patrícia Maria Peixoto (Escola Municipal Rachel Campos Gonçalves; e Maria Maribel de Abreu (Coordenadora de Ensino Fundamental Anos Iniciais de Baependi).
Por Leonardo Souza