A luta pelos direitos humanos em Contagem foi, novamente, reforçada na cidade com a realização da cerimônia de entrega do Prêmio Milton Freitas, promovida pela Prefeitura. Em sua 13ª edição, o prêmio, coordenado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, tem como objetivo reconhecer pessoas físicas e jurídicas que, por meio de suas ações e trabalhos, têm contribuído de forma significativa para a defesa, promoção e divulgação dos direitos humanos em Contagem.
A solenidade foi realizada na segunda-feira (09), no auditório da OAB Contagem, e contou com a presença de cerca de 100 pessoas, incluindo representantes de instituições, poder público e população envolvida nas causas sociais, sem distinção de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. Entre os participantes estiveram os filhos de Milton Freitas, Cadinho e Miltinho, que também fizeram parte da entrega dos prêmios.
A cerimônia desse ano contou, também, com a apresentação do balanço dos quatro anos de atuação da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e as apresentações dos jovens da Associação Nunca Desistir, que abrilhantaram o evento com as mostras de capoeira e luta.
O Secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, destacou a importância da premiação e o compromisso da gestão em fortalecer uma política pública de direitos humanos. “É essencial reconhecer e valorizar as pessoas e instituições que, com tanto empenho, defendem os direitos humanos e transformam vidas. Seguimos, assim, o exemplo da gestão, trabalhando para construir uma cidade mais justa, igualitária e voltada para o bem de todos”, afirmou, ressaltando o impacto positivo dessas ações na comunidade.
Estiveram presentes, também, a subsecretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lorena Lemos; a superintendente de Políticas de Defesa dos Direitos Humanos e Diversidade Sexual, Stela Gomes; e representando a OAB Subseção Contagem, Ana Flávia Santos.
Milton Freitas
Milton de Freitas foi uma importante liderança popular e sindical do município e dedicou toda sua vida à luta pela democracia, pelo combate às injustiças e pela construção de uma sociedade igualitária. Nascido em Ponte Nova, mudou-se para Contagem no final da década de 1950, onde residiu até o seu falecimento, em setembro de 1999. Marceneiro de profissão e militante por vocação, sua atuação foi destacada no processo de organização popular, de entidades sociais, de sindicatos e de associações de bairro.
Modalidade Institucional
Instituto Fred
O projeto nasceu em 1998 com a missão de transformar vidas por meio da arte da tapeçaria. A entidade não governamental cria, por meio de cursos de tapeçaria, dança de rua, danças rítmicas, inclusão digital, bordado, pintura em tecido e empreendedorismo, novas possibilidades para milhares de assistidos: presidiários, crianças e adolescentes em situação de risco, pessoas com deficiência, idosos, soropositivos e outros públicos em situação de vulnerabilidade sócio-econômica.
Sistema Divina Providência
A missão da instituição é promover a inclusão social, a capacitação profissional e o resgate da cidadania, oferecendo uma educação de qualidade. Ela trabalha para reduzir desigualdades sociais e, diante da vulnerabilidade social e econômica, atua ativamente na promoção de mudanças significativas.
Modalidade pessoa física
Padre Evando Batista
Natural de Goiânia, chegou a Contagem há mais de 20 anos como seminarista. Tornou-se padre na cidade e se dedicou à causa de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Com uma trajetória marcada por lutas sociais, ele tem transformado a vida daqueles que passaram ou ainda passam pela Associação Crescer.
Jacqueline Antônia Andrade Ferreira
É uma profissional que sempre se dedicou à promoção dos direitos humanos, com um foco especial no apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com um compromisso social, Jacqueline tem contribuído para a implementação de políticas públicas e iniciativas voltadas ao fortalecimento da cidadania e à melhoria das condições de vida das populações mais carentes.
Fonte: Prefeitura de Contagem
Foto: Ricardo Lima / PMC