quarta-feira, 27 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O vice-governador Professor Mateus Simões presidiu a cerimônia de entrega da Medalha Santos Dumont, no 18 de novembro, na Villa Foncá. Neste ano, a honraria do Governo do Estado de Minas homenageou 130 pessoas e instituições com atuação de destaque para o desenvolvimento do Estado e da Nação.

Entre os homenageados com a honraria estavam as seguintes autoridades de Santos Dumont: Ten. Cassiano da Silva Pereira e Sarg. Abreu da PMSD, Dr. Roberto Silveira Montezi, delegado, Dra. Vânia Menezes, Promotora de Justiça, Dra. Sílvia Paiva de Souza Ramos, titular da 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Santos Dumont e o Major Umberto Filho, Comandante do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado.

Autoridades e personalidades sandumonenses prestigiaram a solenidade. O vice-prefeito Luiz Gonzaga fez as honras de chefe do Executivo Municipal, representando o prefeito Carlos Alberto de Azevedo.

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, destacou a importância da Medalha Santos Dumont. “Por meio da Medalha Santos Dumont premiamos personalidades em diversas áreas, como educação, saúde, segurança e ciência. Todos agraciados foram responsáveis por grandes feitos e são exemplos a serem seguidos”, concluiu o vice-governador.

A Medalha Santos Dumont foi criada pela Lei 1.493, de 1956, e regulamentada pelo Decreto 5.136, do mesmo ano, com o objetivo de comemorar o primeiro voo de aeronave mais pesada do que o ar, realizado em 23 de outubro de 1906 por Alberto Santos Dumont. Conquista que deu ao nosso conterrâneo o título de Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira.

A condecoração é destinada a aviadores civis e militares e às pessoas que tenham contribuído para o engrandecimento aviação e do país, como instituições, sociedades, membros do Corpo Diplomático, magistrados, escritores e jornalistas, professores e personalidades em sua área de formação.

A Medalha Santos Dumont possui quatro graus: Grande Colar, destinado exclusivamente a chefes de Estado, de Governo, de Poderes dos Estados e Capitais e ministros de Estado; Grau Ouro; Grau Prata e Grau Bronze. É concedida pelo Conselho Permanente de Mérito na terra do Pai da Aviação, sempre em Outubro, postergada neste ano em função das eleições. O presidente do Conselho Permanente da Medalha é o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Leite.

Fonte e fotos: Prefeitura de Santos Dumont

Compartilhe:
Exit mobile version