A apresentação da cantora americana Lady Gaga atraiu aproximadamente 2,1 milhões de pessoas à Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, na noite de sábado, 3 de maio. De acordo com dados divulgados pela Prefeitura do Rio, trata-se do maior público da carreira da artista e de uma artista mulher na história. A estrutura montada para o evento envolveu uma extensa mobilização de saúde, segurança, limpeza urbana e fiscalização.
A Secretaria Municipal de Saúde instalou três postos de atendimento na Avenida Atlântica, que funcionaram das 17h de sábado até as 4h da manhã de domingo. Ao todo, 795 pessoas receberam assistência médica, sendo que 73 delas precisaram de transferência para unidades hospitalares por necessidade de cuidados mais complexos. O maior número de ocorrências foi relacionado ao consumo excessivo de álcool. A equipe contou com 110 profissionais, incluindo médicos e enfermeiros, além de 30 ambulâncias. O Corpo de Bombeiros realizou 330 salvamentos de banhistas durante o sábado.
No âmbito da segurança, a Polícia Militar atuou com 3.300 agentes e apreendeu 251 objetos perfurocortantes em 18 pontos de revista, que contavam com tecnologia de reconhecimento facial. Foram registradas quatro prisões e três apreensões de adolescentes por furto e receptação. A Polícia Civil, por sua vez, desarticulou um plano de ataque com explosivos improvisados e prendeu 16 integrantes de uma quadrilha especializada em furto e roubo de celulares. A Guarda Municipal também apreendeu sete facas enterradas na areia, prendeu seis pessoas e recolheu mais de cinco mil itens irregulares de ambulantes, além de interditar estruturas clandestinas na praia.
A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) recolheu 392 toneladas de lixo ao final do evento e realizou a lavagem da Avenida Atlântica, das ruas de acesso e da área externa de duas estações de metrô. A operação contou com 1.630 garis e o uso de 2.350 contêineres de lixo. A fiscalização de trânsito removeu 75 veículos e aplicou 560 multas. O evento destacou a capacidade de mobilização da cidade para garantir a segurança e a organização de grandes celebrações populares.
Por Eduardo Souza
Com informações: Agência Brasil
Foto: Alexandre Macieira/Riotur