A presidente do México, Claudia Sheinbaum, declarou nesta sexta-feira (15) que os Estados Unidos posicionaram navios no Caribe, entre o Panamá e a América do Sul, operando em águas internacionais. A movimentação, segundo a imprensa norte-americana, visa combater o tráfico de drogas e exercer pressão sobre o governo da Venezuela.
Sheinbaum afirmou ter sido informada da operação por meio dos comandos militares mexicanos, que mantêm contato frequente com as Forças Armadas dos Estados Unidos. A presidente destacou sua preocupação com possíveis efeitos geopolíticos e reforçou a posição do México contra qualquer forma de intervenção externa na região.
A chefe de Estado reiterou o compromisso de seu governo com os princípios de autodeterminação dos povos e a não intervenção, fundamentos históricos da política externa mexicana. Ela também reforçou a importância da cooperação internacional respeitosa no combate ao narcotráfico.
Da Redação
Com informações da Presidência do México
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional