A Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, iniciou uma nova fase com obras de revitalização e modernização, dentro do projeto de concessão firmado entre o Governo de Minas Gerais e o Consórcio Nova Serraria. A iniciativa tem como objetivo preservar o patrimônio histórico e requalificar um importante espaço cultural da capital mineira.
Na última quinta-feira (23/10), o governador em exercício de Minas Gerais, Mateus Simões, vistoriou o início das obras acompanhado da secretária de Estado de Cultura e Turismo, Bárbara Botega, e do presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis. O projeto prevê investimento mínimo de R$ 7 milhões durante os 20 anos da concessão. A operação ficará a cargo do Consórcio Nova Serraria, formado pelas empresas Revee e Integritate.
A reforma inclui a restauração da fachada original, modernização das instalações internas, sistemas de climatização, melhorias em acessibilidade e estrutura para receber diferentes formatos de eventos. O espaço, com 4 mil metros quadrados no Centro de Belo Horizonte, terá novas áreas para bilheteria, bares, bufês e camarins.
A previsão é que a reabertura ao público aconteça no primeiro trimestre de 2026, e a agenda de eventos já está aberta. O governo de Minas reforça que a reativação da Serraria terá impacto positivo não só para o patrimônio cultural, mas também para o entorno urbano, estimulando a presença de público e a valorização da região central da capital.
Da Redação
Com informações da Agência Minas
Foto: Cristiano Machado
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
