A Prefeitura de Senador Amaral, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo a campanha “Novembro Azul 2025”. Com o intuito de aumentar a conscientização entre os homens sobre a importância de cuidar da saúde e prevenir o câncer de próstata, a equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Senador Amaral, juntamente com seus colegas do distrito de Ponte Segura, está promovendo essa ação. Eles fazem isso em parceria com a ESF.
A campanha visa combater o preconceito que ainda existe em relação à realização de exames preventivos, como o toque retal e o exame de sangue (PSA). Ao longo da mobilização, estão disponíveis à população vários serviços, como coleta para exame de PSA, testes ágeis para detecção de infecções e acompanhamento de pacientes do Hiperdia (programa de atenção a hipertensos e diabéticos).
A proposta visa disseminar de forma clara e acessível informações sobre a saúde do homem, reforçando as orientações do Ministério da Saúde em relação à prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de próstata e outras doenças. Encontrar a doença no início aumenta muito as chances de tratamento bem-sucedido.
A iniciativa, que faz parte da gestão “Trabalho, compromisso e resultado” (2025-2028), evidencia o compromisso da administração municipal com a prevenção em saúde. Ao oferecer os serviços diretamente à comunidade e estimular uma conversa franca sobre o assunto, a campanha encoraja os homens a serem mais proativos em relação à sua saúde, enfatizando que cuidar de si mesmo é um sinal de responsabilidade e coragem.
Da Redação do Jornal Panorama, com informações da Prefeitura de Senador Amaral
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional.
