O município de Sem Peixe, em Minas Gerais, foi recentemente agraciado com uma relevante honraria no âmbito das políticas sociais públicas: o Selo FNAS 2025 – Excelência e Transparência na Gestão do SUAS. O Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) concedeu um reconhecimento que confirma que o município cumpre critérios exigentes de qualidade, transparência e eficácia na gestão dos fundos alocados ao Sistema Único de Assistência Social.
O Selo FNAS simboliza algo além de uma simples certificação formal. Trata-se de uma ferramenta de avaliação que mede a habilidade dos municípios em administrar, de forma responsável e transparente, os repasses federais destinados à proteção social de famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade. Para obtê-lo, é necessário ter uma administração organizada, prestar contas de forma adequada e estar alinhado às diretrizes nacionais do SUAS. Isso faz com que a conquista de Sem Peixe seja especialmente relevante para uma gestão dedicada ao bem-estar de sua população.
O resultado é consequência da colaboração entre a equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). O CMAS é um órgão de controle social encarregado de supervisionar, deliberar e assegurar a participação da sociedade civil na criação e monitoramento das políticas de assistência social no município. Uma das bases que conferem legitimidade e eficácia às ações realizadas localmente é a atuação conjunta entre gestão pública e conselho.
Para a comunidade de Sem Peixe, a distinção assegura que os recursos públicos estão sendo utilizados de forma responsável e que os serviços socioassistenciais alcançam aqueles que mais precisam. Em um contexto nacional em que a sociedade demanda cada vez mais transparência na administração pública, o Selo FNAS 2025 coloca a cidade como um exemplo regional de boas práticas de governança social.
Essa conquista destaca o compromisso da administração municipal em aprimorar constantemente os serviços prestados à população, além de construir uma gestão pública mais responsável, participativa e focada em resultados tangíveis na vida das pessoas.
Da Redação do Jornal Panorama
Com informações e foto de: @ederdetiquim/Instagram
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional
