A seleção brasileira feminina sofreu sua primeira derrota do ano em um amistoso contra os Estados Unidos, atual campeã olímpica, realizado no SoFi Stadium, em Los Angeles, na sexta-feira (05). As norte-americanas venceram por 2 a 0, com gols de Trinity Rodman e Lindsey Heaps.
A partida, que teve um clima de gala, marcou o retorno das duas seleções após a final olímpica de 2024, quando os Estados Unidos derrotaram o Brasil por 1 a 0. O SoFi Stadium, que será o palco da Copa do Mundo de 2026 e da abertura dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, recebeu um público de 32 mil torcedores.
Primeiro tempo
Logo aos cinco minutos de jogo, a seleção brasileira foi surpreendida com um gol cedo das norte-americanas. Alyssa Thompson fez um belo lançamento no meio-campo para Trinity Rodman, que, com muita habilidade, finalizou e abriu o placar para os Estados Unidos. A partir daí, as brasileiras se ajustaram, melhoraram na marcação e começaram a criar oportunidades de empate.
Aos 31 minutos, Angelina arriscou de fora da área, mas a bola passou raspando a trave. Em seguida, aos 40 minutos, Adriana disparou uma bomba de longa distância que exigiu grande defesa da goleira Tullis-Joyce. Apesar das boas chances, o primeiro tempo terminou com a vantagem dos Estados Unidos.
Etapa complementar
No retorno do intervalo, a seleção brasileira voltou com mais intensidade e aos dois minutos, Ludmila quase empatou com um forte chute que estourou na trave. Porém, a entrada da jovem Lily Yohannes aos 15 minutos mudou a dinâmica do jogo. Em sua primeira participação, Yohannes sofreu um pênalti após ser derrubada por Ludmila enquanto tentava dar um passe para Alyssa Thompson.
A capitã dos Estados Unidos, Lindsey Heaps, não desperdiçou a oportunidade e ampliou para 2 a 0 com uma cobrança de pênalti bem colocada no canto direito do gol da goleira Lorena, que não conseguiu alcançar a bola.
A seleção brasileira ainda teve uma boa oportunidade aos 30 minutos, quando Alyssa Thompson tentou um desvio dentro da área, mas Lorena fez uma grande defesa, evitando o terceiro gol das norte-americanas.
No final do jogo, o Brasil ainda tentou diminuir o placar. Adriana invadiu a área em velocidade e foi derrubada por Sam Cofey, mas a árbitra não marcou o pênalti. Com o placar de 2 a 0, os Estados Unidos administraram a vantagem e garantiram a vitória.
Próximo jogo
A seleção brasileira feminina volta a campo para o segundo amistoso contra os Estados Unidos, que acontecerá na próxima terça-feira (08), às 23h30 (horário de Brasília), em San José. Ambos os amistosos fazem parte da preparação para a Copa América, que será disputada em julho, no Equador.
Por Leonardo Souza
Com as informações: Agência Brasil
Foto: @RAFAELRIBEIRORIO /CBF