“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Equipes de saúde de Três Corações participaram da 2° Capacitação sobre a Sífilis, na última sexta-feira (26), no Centro de Referência do Professor – CRP. O treinamento foi organizado e conduzido pela Atenção Primária à Saúde do município; Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA e Vigilância Epidemiológica.

O objetivo é orientar o trabalho dos profissionais no diagnóstico, tratamento, prevenção e combate à doença, devido ao aumento de casos notificados da doença no Brasil e no município.

Durante a capacitação foi feita uma explanação sobre a sífilis, com foco na situação epidemiológica atual, sinais e sintomas, diagnóstico (teste rápido e exames de acompanhamento), tratamento e prevenção. Foi apresentado o Plano Municipal de Enfrentamento à Sífilis e o Fluxograma de Captação Precoce da Sífilis do Município de Três Corações.

Estiveram presentes enfermeiros e médicos das Unidades Básicas de Saúde, representantes do CTA/SAE (Serviço de Atenção Especializada), do Laboratório Municipal, da Clínica da Mulher e da Penitenciária de Três Corações.

Sífilis

A sífilis é uma infecção bacteriana e pode ser transmitida por relação sexual desprotegida ou pelo contato com o sangue infectado. Em sua forma congênita, a transmissão se dá durante a gestação ou parto da mãe com a doença não tratada ou com tratamento inadequado.

Três Corações conta com o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, um serviço que realiza aconselhamento e orientações voltadas às Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST’s e oferece testes rápidos para estes agravos, resguardando o sigilo, a confidencialidade e o respeito às diferenças.

Se estiver em dúvida, procure as equipes de 8h às 14h, na unidade da Casa de Saúde Santa Fé ou no CTA da UAI – Unidade de Atendimento Integrado, das 8h às 16h. No Unincor também está disponível o CTA Universitário para os acadêmicos.

Com informações e fotos da Prefeitura de Três Corações