Ao todo, 10 escolas e Cemeis, distribuídas pelos bairros e comunidades rurais, estão recebendo as atividades ao longo desta semana
Educadores, alunos e responsáveis participam esta semana de diversas atividades educativas para a prevenção em Santo Antônio do Monte.
As secretarias municipais de Saúde (Semusa) e Educação (Semed) de Santo Antônio do Monte deram início, nesta última segunda-feira (07.abril.2025), a Semana Ação Contra à Dengue, que está levando em escolas e Cemeis (Centros Municipais de Educação Infantil) da cidade, ações de promoção de saúde para o controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e de outras arboviroses.
Conforme a Coordenadora de Vigilância Ambiental e Saúde, Luciana Santos, o cronograma inclui atividades lúdicas de conscientização e orientação sobre o combate à dengue para todos os segmentos da rede municipal de educação (Educação Infantil e Ensinos Fundamentais I e II). “Por meio de apresentações teatrais, gincanas, oficinas de arte, rodas de conversas e exposições estamos promovendo, desde cedo, as informações de combate à dengue na rede municipal de ensino. É uma parceria muito importante com a secretaria municipal de Educação e as atividades também tem a participação dos professores, educadores, pais e responsáveis”, detalha.
O objetivo é sensibilizar as famílias sobre a importância da rotina de cuidados para a prevenção da dengue, incentivando os alunos a promover saúde dentro de casa e na comunidade. Ao todo, 10 escolas e Cemeis, distribuídos pela cidade e comunidades rurais, como São José dos Rosas, sediarão as atividades. São elas: Pré-Escolar Maria Angélica de Castro (Castelinho), Pré-Escolar São José, Escola Municipal Geraldo Luiz de Castro (Lalu), Escola Municipal de São José dos Rosas, Cemei “Nossa Senhora Aparecida”, Cemei “Menino Jesus”, Cemei “Dona Chiquita” e Cemei “São Francisco”.
“Nossa rede municipal de educação tem um papel fundamental na formação e o combate à dengue passa pela conscientização. Nada melhor do que trazer as crianças para esse processo que é tão importante. Com o apoio das diretoras, professoras, monitoras e educadoras, atuando junto aos alunos, criamos uma rede de multiplicação de conhecimento e eles levam para casa essas informações, ajudando a defender toda a comunidade de Santo Antônio do Monte”, reforça a secretária municipal de Educação, Arminda Elaine Gonçalves Cabral.
Para a secretária municipal de Saúde, Carla Lorena, a conscientização sobre a dengue é fundamental, por isso a importância da mobilização nas escolas. “Precisamos integrar todas as famílias no combate ao mosquito e as crianças levam a informação para casa e incentivam a família a separar dez minutos por semana para eliminar focos. Nossas equipes também distribuem kits, brindes para os alunos e com isso temos uma potência enorme para disseminar informação a partir dos nossos equipamentos de educação”, finaliza.
Fonte e fotos: Prefeitura de Santo Antônio do Monte