A Prefeitura de São Vicente de Minas reafirma seu compromisso com a saúde e a transparência ao detalhar os processos que garantem atendimento ágil e seguro aos vicencianos que necessitam de tratamento oncológico no Hospital de Amor de Barretos, referência nacional em oncologia. Em reunião recente, a prefeita Nava conversou com os profissionais da saúde responsáveis pelos agendamentos e pela organização do transporte dos pacientes, esclarecendo dúvidas frequentes e apresentando soluções práticas.
Maiara, que atua diretamente no agendamento das consultas e exames, explicou o passo a passo para o acesso ao hospital: “O próprio paciente ou um familiar pode enviar do seu e-mail pessoal para o e-mail institucional do Hospital de Barretos toda a documentação necessária — RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS, laudo de biópsia e exames. Eles enviam para o e-mail institucional do Hospital de Barretos e juntamente com mais três telefones para que o hospital possa entrar em contato. Logo depois de enviar esses documentos, o hospital fará uma avaliação, que pode variar de 7 a 15 dias para dar o parecer do agendamento da consulta. Caso o paciente ou o familiar não tenha e-mail, tenha alguma dificuldade de mandar os documentos, pode estar me procurando na Secretaria de Saúde, que eu auxilio no envio dessa documentação para conseguir o tratamento oncológico no Hospital de Barretos”.
Por sua vez, Rogério, responsável pelo transporte dos pacientes, explicou que atualmente 13 pessoas fazem acompanhamento regular no Hospital de Barretos e detalhou o processo logístico: “o hospital entra em contato via celular com o paciente e o paciente procura a gente na Secretaria de Saúde, onde a gente faz o agendamento de acordo com a solicitação”.
A prefeita Nava reforçou a importância da regionalização dos atendimentos oncológicos: “Os atendimentos oncológicos dos nossos pacientes ocorrem prioritariamente nas cidades da nossa regional de saúde, como Belo Horizonte, São João del-Rei e Juiz de Fora. O tratamento em Barretos, embora seja referência nacional, está fora da nossa regional. No entanto, alguns pacientes, por iniciativa própria ou encaminhamento específico, buscam atendimento naquela unidade.”
Além do suporte para o acesso ao tratamento, a Prefeitura implantou uma rede de acolhimento para os pacientes e acompanhantes que precisam permanecer em Barretos ou Belo Horizonte durante o tratamento.
“Desde que nós assumimos a prefeitura, nós estamos preocupados com esse tratamento fora do domicílio. Procuramos várias pousadas em Barretos, abrimos um processo licitatório e contratamos uma pousada que, hoje, oferece café da manhã, almoço e jantar para o paciente e o acompanhante. E ainda mais gente, não só em Barreiros, também em Belo Horizonte. Temos lá casa de acolhimento para todos os pacientes que estiverem tratando em BH, com seu acompanhante e também um motorista”, detalhou Nava
A Prefeitura de São Vicente de Minas demonstra, assim, um trabalho contínuo para garantir que pacientes oncológicos recebam cuidado humanizado, acesso facilitado e suporte integral, contribuindo para a qualidade de vida daqueles que enfrentam essa difícil jornada.
Pacientes interessados em solicitar atendimento no Hospital de Amor de Barretos devem enviar a documentação necessária para o e-mail: agendamentoss@hcancerbarretos.com.br.
Da Redação do Jornal Panorama
Com as informações e foto da Prefeitura de São Vicente de Minas
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional