O município de São Tomé das Letras marcou presença no 5º Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto (Festur), realizado entre os dias 4 e 6 de junho no Centro de Artes e Convenções da UFOP, no distrito do Pilar.
Representaram a cidade o chefe do Departamento de Cultura, Edson; o chefe do Departamento de Turismo, João Gabriel; e a chefe de setor, Priscila. O evento reuniu representantes de diversas cidades e estados para debater o desenvolvimento do turismo, a valorização da economia criativa e as novas perspectivas para o setor em Minas Gerais.
Durante a programação, a equipe de São Tomé apresentou elementos tradicionais da cultura local, como o artesanato místico “garraduende” e as casinhas de pedra — símbolos que fazem parte do patrimônio artístico e cultural da cidade.
O evento também sediou o 1º Fórum Estadual de Empreendedores, Secretários de Turismo e Cultura. Na ocasião, o secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Flávio Malta, destacou a importância de políticas públicas voltadas à regionalização do turismo no estado.
Com palestras, feira de expositores, cozinha show e ampla participação de empreendedores e produtores rurais, o Festur reafirmou seu papel como uma das principais vitrines do turismo e da cultura em Minas Gerais.
A Prefeitura de São Tomé das Letras agradece aos artesãos locais que gentilmente cederam seus trabalhos para a apresentação no evento, contribuindo para fortalecer a identidade cultural e a visibilidade do município em nível estadual.
Fonte e foto: Prefeitura de São Tomé das Letras
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional