A abertura oficial do 2º Festival Viola Caipira de São Lourenço, evento que enaltece a tradição, a cultura e a identidade do povo são-lourenciano, reunindo música, história e valorização das raízes do interior de Minas Gerais, foi marcada por grande emoção na noite de sexta-feira (25).
A cerimônia contou com a presença do prefeito Lessa, do presidente da Câmara Municipal, Nei da Saúde, e do senhor Alexandre, supervisor de relacionamento da CEMIG, além de outras autoridades municipais e representantes de entidades culturais, que prestigiaram o momento de celebração no Estacionamento do Parque das Águas, onde ocorre toda a programação.
Com patrocínio da CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o festival é uma realização da Prefeitura de São Lourenço, da Realiza Cursos e Treinamentos e do Governo de Minas Gerais. A iniciativa reforça o compromisso do município e do estado com a valorização da cultura caipira e da música de raiz, expressões que fazem parte do patrimônio imaterial mineiro.
O festival, que vai até domingo (27), promete atrair moradores e turistas com uma programação que inclui apresentações musicais de violeiros locais e regionais, oficinas culturais, comidas típicas e espaços de convivência que promovem o encontro entre gerações em torno da viola e da tradição sertaneja.
Ao valorizar os artistas da terra e manter viva a musicalidade que embala o campo e a cidade, o Festival Viola Caipira se consolida como um importante evento cultural no calendário de São Lourenço, fortalecendo o turismo, a economia criativa e o sentimento de pertencimento da população à sua história e identidade.

Da Redação do Jornal Panorama
Com as informações e fotos da Prefeitura de São Lourenço
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional