A Prefeitura de São Lourenço concluiu, na terça-feira (17), a instalação de mais de 700 novas lâmpadas de LED em diferentes pontos da cidade. A iniciativa contempla os bairros Solar dos Lagos, Vale dos Pinheiros, São Matheus e Mirante, reforçando a segurança, mobilidade e conforto tanto para moradores quanto para turistas.
A ação integra o plano de modernização da iluminação pública, que já contabiliza a substituição de cerca de 5 mil luminárias no município. Além de melhorar a qualidade da iluminação, a troca das lâmpadas tradicionais por LED tem gerado redução significativa nos custos com energia elétrica, refletindo diretamente na diminuição da taxa de iluminação pública.
Segundo o prefeito Lessa, faltam apenas 500 pontos de iluminação para que São Lourenço atinja a meta de 100% de cobertura com LED, eliminando o uso de lâmpadas de vapor de mercúrio, que são menos eficientes e mais caras. O gestor destacou ainda que a economia obtida será reinvestida em melhorias urbanas, como extensão de redes de iluminação e revitalização de espaços públicos.
Além da substituição das luminárias, o município também tem investido em energia fotovoltaica. O prédio da Prefeitura e a Secretaria de Educação, por exemplo, já operam com sistemas autossustentáveis, gerando energia própria e acumulando créditos junto à Cemig.
“Então todas essas economias geradas pelas lâmpadas LED, pela luminosidade melhor, pela acessibilidade, pelo embelezamento da própria cidade e as placas fotovoltaicas que nós temos colocado, vão gerar uma economia que vai beneficiar lá na ponta a população de São Lourenço”, enfatizou o prefeito.
As lâmpadas de LED se destacam por maior eficiência energética, longa durabilidade, menor impacto ambiental e segurança operacional, já que não contêm materiais tóxicos como mercúrio e são mais resistentes a impactos e vibrações.
Por Leonardo Souza
Fotos: Redes Sociais / Walter Lessa
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional