Na quarta-feira (25), o Executivo de São Lourenço submeteu ao Conselho Municipal de Educação o Projeto de Lei que prevê a expansão do modelo de Escola em Tempo Integral para todas as unidades da rede municipal. A proposta, se aprovada, uniformizará o atendimento em período estendido, que hoje já beneficia cerca de 250 alunos em unidades-piloto, a todas as crianças da rede.
Atualmente, o município mantém algumas escolas em funcionamento integral, com jornada diária de até sete horas, em que, além das disciplinas básicas previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são oferecidas atividades complementares de artes, esportes, cultura e projetos de bem-estar social. O formato visa ampliar as oportunidades de aprendizagem, promover a inclusão e reduzir a vulnerabilidade de estudantes em situação de risco social.
Durante a apresentação do projeto ao Conselho, os próprios alunos do período integral fizeram uma demonstração prática dos resultados: integrantes das turmas, formadas em parceria com a Banda Antônio de Lorenzo, executaram músicas em flauta doce, evidenciando o impacto positivo das oficinas musicais na coordenação motora, na criatividade e na disciplina.
Por Redação do Jornal Panorama
Com as informações e fotos da Prefeitura de São Lourenço
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional