A Secretaria de Assistência Social de São João del-Rei esteve em Brasília na última semana para discutir o Projeto Colheita Solidária com autoridades federais. A secretária de Assistência Social, acompanhada pelo idealizador do projeto e pelo coordenador do Banco de Alimentos, participou de uma série de reuniões com deputados federais e com a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal. O encontro teve como objetivo a busca de recursos para viabilizar e expandir as ações do projeto, que visa otimizar a distribuição de alimentos e ampliar as doações de frutas e hortaliças.
O Projeto Colheita Solidária foi amplamente elogiado pelas autoridades presentes, destacando-se pela sua proposta de beneficiar diretamente a população em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa é uma ação do Banco de Alimentos de São João Del Rei e tem como foco não só a distribuição, mas também o combate ao desperdício de alimentos, com a participação ativa de produtores e da comunidade local.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, o Programa Colheita Solidária, criado pela Prefeitura de São João del-Rei, busca combater o desperdício de alimentos e a insegurança alimentar no município, onde 34% das famílias em programas sociais vivem na pobreza. Em 2024, o Banco de Alimentos perdeu 74% dos 199.601 kg arrecadados por falta de estrutura adequada. Para reverter esse cenário, a iniciativa implantou um sistema de compensação financeira aos produtores rurais por quilo doado, com apoio de instituições como Emater, UFRN e o Ministério do Desenvolvimento Social. O programa também integra ações com o Programa Criança Feliz, priorizando famílias com crianças pequenas e promovendo uma distribuição ágil e nutritiva via Cras. Além de resgatar alimentos que seriam descartados, como em Morro do Ferro, a Colheita Solidária fortalece a economia local e serve de modelo sustentável para outras cidades.
A secretária e sua equipe retornaram a São João Del Rei com boas perspectivas para a implementação das novas etapas do projeto, que deverão ser anunciadas em breve. A expectativa é de que as ações reforcem o compromisso do município com a segurança alimentar e contribuam significativamente para a melhoria das condições de vida da população vulnerável.
Por Eduardo Souza
Com informações: Prefeitura de São João del-Rei e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
Fotos: Prefeitura de São João del-Rei
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional