A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo anunciou que as inscrições para o Edital de Chamamento Público, que premiará até 40 agentes culturais locais, estão abertas até o dia 16 de junho. Com um total de R$ 116 mil em premiações, a iniciativa tem como objetivo reconhecer e valorizar os profissionais que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento cultural do município. O edital completo e seus anexos podem ser acessados no site da prefeitura na seção de downloads.
Os interessados em participar do edital, que inclui artistas, produtores, artesãos e outros profissionais da cultura, devem ser residentes no município há pelo menos um ano e estarem cadastrados no Cadastro Municipal de Cultura. Os prêmios serão concedidos como doação sem encargos, ou seja, não haverá exigência de contrapartida ou prestação de contas, conforme a legislação federal vigente. Essa abordagem simplificada visa facilitar o acesso ao suporte financeiro necessário para que os agentes culturais possam desenvolver seus projetos.
Elaborado com base na Lei Federal nº 14.399/2022 e no Marco Regulatório do Fomento à Cultura (Lei nº 14.903/2024), o edital busca garantir transparência e alinhamento com as políticas nacionais de cultura. Essa ação reflete o compromisso da administração municipal em fomentar a cultura local, proporcionando não apenas reconhecimento aos criadores, mas também apoio financeiro que enriquece o cenário artístico de São Gonçalo do Rio Abaixo. A premiação representa uma oportunidade valiosa para valorizar a diversidade cultural e fortalecer as expressões artísticas que são parte essencial da identidade da cidade.
Da redação do Jornal Panorama com informações e foto da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
