No dia 20 de agosto, às 19h, as Defesas Civis de Itabira e Santa Maria de Itabira, em conjunto com a Vale, realizarão uma importante reunião com a comunidade local para apresentar os Planos de Ação de Emergência das barragens Alcindo Vieira, Borrachudo, Cemig I, Cemig II, Dique Quinzinho, Jirau, Piabas e Santana, situadas nas minas Cauê e do Meio. O encontro visa informar e preparar os moradores sobre as medidas de segurança e procedimentos em casos de emergência.
A reunião será realizada em dois locais presenciais: na Casa da Dona Eva e do Sr. Tião, na Comunidade do Borrachudo, em Itabira, e na Capela São Sebastião, na Comunidade Córrego da Lage, em Santa Maria de Itabira. Durante o evento, serão esclarecidas dúvidas da população, além de orientações sobre rotas de fuga, pontos de encontro e o funcionamento das sirenes de alerta.
Além de informar, a iniciativa prepara a comunidade para o simulado de emergência que está programado para o dia 27 de setembro. A ação reforça o compromisso das Defesas Civis e da Vale em garantir a segurança dos moradores das áreas próximas às barragens, promovendo conscientização e prevenção.
Da redação do Jornal Panorama com informações e foto da Prefeitura de Santa Maria de Itabira
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional