Na manhã de terça-feira (18), Santa Luzia deu um grande passo em direção à segurança e à proteção de seus cidadãos com a entrega de seu primeiro caminhão autobomba para combate a incêndios. A cerimônia de entrega foi realizada na sede do Corpo de Bombeiros, no Ginásio Poliesportivo, e contou com a presença de autoridades, incluindo o prefeito Paulo Bigodinho.
O novo veículo, uma viatura de salvamento do Corpo de Bombeiros Militar, foi adquirido por meio de um investimento de R$ 2,7 milhões, com recursos provenientes de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a mineradora Vale, em decorrência do desastre de Brumadinho. A viatura tem uma carroceria especializada Miltren sobre mecânica Scania P320XT, sendo capaz de transportar até seis bombeiros e comportar 4.600 litros de água. Equipado com alta vazão de água e espuma antichamas, o caminhão também conta com transmissão automática, o que agiliza ainda mais as operações de combate a incêndios.
Com a chegada do novo caminhão, o pelotão de bombeiros de Santa Luzia, que atualmente conta com um efetivo de 30 homens organizados em quatro equipes que operam 24 horas por dia, agora está totalmente equipado para atender à população com mais eficiência e rapidez. Além do novo veículo, a unidade conta com botes salva-vidas, viaturas rebocáveis para combate a incêndios florestais e uma ambulância do SAMU para remoções de emergência.
“Com a chegada deste caminhão, nossa unidade está completa em termos de equipamentos e viaturas. Temos plena capacidade operacional”, afirmou o tenente-coronel Luciano, comandante do 3º Batalhão, ao qual Santa Luzia está subordinada.
O município tem planos de expandir ainda mais a estrutura e o efetivo do Corpo de Bombeiros. “A ideia é transformar este pelotão em uma companhia, com mais equipamentos e efetivo, atendendo ainda mais eficientemente a cidade e os municípios vizinhos”, destacou o secretário municipal de Segurança Pública, coronel Renato Salgado Cintra Gil.
A população de Santa Luzia pode acionar os bombeiros através do telefone 193. A entrega deste novo caminhão é uma grande conquista para a cidade e representa um avanço significativo na segurança e no atendimento à comunidade.
Fonte e foto: Prefeitura de Santa Luzia


