Um homem de 40 anos foi detido preventivamente pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, durante operação realizada na sexta-feira, dia 23 de maio. Ele é apontado como o principal articulador de uma quadrilha especializada em roubos de cargas.
Durante a abordagem, realizada na residência do suspeito, foram encontrados cinco celulares, os quais, segundo as investigações, eram trocados com frequência para dificultar o rastreamento pelas autoridades. O investigado é acusado de planejar e coordenar ações criminosas, além de recrutar e instruir os demais membros do grupo.
As apurações começaram no dia 27 de março, após a Polícia Militar frustrar o roubo de uma van com carga de cigarros e outros produtos, avaliados em R$ 70 mil. Dois indivíduos foram detidos em flagrante na ocasião e um terceiro suspeito foi capturado no dia 23 de abril. Com o avanço das investigações conduzidas pela 3ª Delegacia de Polícia de Santa Luzia, o mentor do esquema foi identificado.
Além de definir pontos de ataque e logística para transbordo da carga, o suspeito realizava pagamentos aos cúmplices e orientava a atuação do grupo. Ele também fazia uso de armamento de diversos calibres para impor autoridade sobre os subordinados e utilizava parte do lucro obtido com os crimes para financiar viagens a destinos turísticos de luxo.
A Polícia Civil segue com os trabalhos de investigação para identificar outros participantes da organização criminosa, reforçando o combate a delitos que afetam diretamente a economia e a segurança pública.
Por Eduardo Souza
Com informações: Polícia Civil de Minas Gerais
Foto: PCMG/Divulgação