A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Saúde da Família (PSF), realizou no último dia 30 de junho uma importante roda de conversa em alusão ao Mês do Orgulho LGBTQIAPN+. O encontro, conduzido pela professora Ondina Dalva, tornou-se um espaço de escuta, diálogo e aprendizado coletivo sobre respeito, visibilidade e inclusão.
Durante a atividade, foram abordados temas como os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIAPN+, a importância de construir ambientes seguros e acolhedores, além do papel fundamental da educação e da família na promoção de valores como empatia, respeito e diversidade.
Participantes compartilharam vivências pessoais, relataram episódios de discriminação, mas também momentos de apoio e solidariedade que marcaram suas trajetórias. A escuta ativa e o reconhecimento das identidades diversas marcaram o tom do encontro.
A ação integra uma série de esforços da gestão municipal em fomentar políticas públicas de saúde e cidadania que respeitem os direitos da população LGBTQIAPN+. Para a organização, encontros como esse são fundamentais para fortalecer redes de apoio, estimular a formação de uma cultura de paz e combater todas as formas de preconceito.
Por Redação do Jornal Panorama
Com as informações e fotos da Prefeitura de Santa Bárbara do Monte Verde
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional





