O governo da Rússia anunciou nesta quarta-feira (13) restrições parciais às chamadas realizadas pelos aplicativos de mensagens WhatsApp e Telegram. A medida foi comunicada pelo órgão regulador de comunicações Roskomnadzor, sob a justificativa de combate à criminalidade.
De acordo com as agências estatais RIA e TASS, a decisão visa limitar o uso de plataformas estrangeiras para atividades consideradas ilegais. “Com o objetivo de combater os criminosos, estão sendo tomadas medidas para restringir parcialmente as chamadas nestes aplicativos de mensagem estrangeiros”, informou o Roskomnadzor.
Ainda não foram detalhados os critérios técnicos nem os prazos das restrições. A decisão ocorre em um contexto de crescente controle governamental sobre o uso da internet e dos meios de comunicação digitais no país.
Especialistas internacionais alertam que tais medidas podem afetar também usuários comuns, prejudicando a comunicação cotidiana da população e levantando preocupações sobre censura digital.
Fonte: Foto: Moscou
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional