O Santuário do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi palco no sábado, 24 de maio, do ato “Chamada Global”, que encerrou o Congresso das Universidades Ibero-Americanas – Os 10 anos da Laudato Si’, preparatório para a COP30. O encontro foi realizado desde o dia 21 na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), na Gávea, reunindo representantes de mais de 230 instituições de ensino superior públicas, privadas, confessionais e não confessionais das Américas, da Europa e do Reino Unido.
Durante os debates, os participantes celebraram a década da encíclica Laudato si’, publicada em 2015 pelo papa Francisco, que trata da preservação ambiental e da justiça social. Como resultado do congresso, as universidades propuseram converter parte da dívida pública dos países menos desenvolvidos em investimentos voltados à conservação da biodiversidade, promoção da ciência, educação e adoção de fontes energéticas sustentáveis, no contexto do Acordo de Paris.
Na quinta-feira, 23 de maio, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, proferiu aula magna e afirmou que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas precisa marcar o início da execução efetiva das políticas climáticas discutidas anteriormente. Para ela, é urgente aplicar medidas que beneficiem principalmente as populações mais vulneráveis, com base em dados científicos. Segundo a ministra, “não há mais espaço para improvisações”.
O congresso contou com o apoio do papa Francisco, que enviou uma mensagem em vídeo — a primeira de seu pontificado dedicada à América Latina — reafirmando a proposta de alinhar a dívida pública dos países pobres com a dívida ambiental das nações mais ricas. Ele também incentivou os reitores universitários a atuarem como agentes de integração e defensores de uma justiça ambiental e social mais ampla. O evento foi promovido pela Rede Universitária para o Cuidado da Casa Comum (RUC), pela Pontifícia Comissão para a América Latina e pela PUC-RJ.
Por Eduardo Souza
Com informações: Agência Brasil
Foto: FreePik/Imagem Ilustrativa