A valorização do servidor público passa, impreterivelmente, pela adoção de políticas que garantam seu bem-estar psíquico e emocional durante o exercício de suas funções. Atenta a essa premissa contemporânea, a Prefeitura de Ressaquinha, por meio de uma articulação do Departamento de Vigilância em Saúde em sólida parceria com o CEREST, realizou uma importante palestra sediada na Câmara Municipal com o urgente tema Saúde Mental no Ambiente de Trabalho. A iniciativa promoveu um momento de profunda reflexão coletiva sobre a importância irrefutável do cuidado preventivo com a saúde mental no dia a dia profissional.
O evento contou com especialistas que forneceram ferramentas para que os trabalhadores compreendam os limites emocionais e busquem ajuda especializada quando necessário. Durante as explanações, foram abordados de maneira didática temas como o estresse ocupacional contínuo, a temida síndrome de burnout e os diversos riscos psicossociais inerentes à rotina. Além da teoria, os palestrantes forneceram orientações práticas e metodológicas para identificar precocemente os sinais de desgaste emocional crônico, com o intuito de fortalecer a construção de um ambiente corporativo muito mais saudável e equilibrado.
A expansão desse debate demonstra a proatividade da gestão municipal em antecipar o cuidado e acolher o capital humano que move a administração da cidade. A ação preventiva reforça, sem ressalvas, o compromisso administrativo com a promoção real da saúde integral e a valorização contínua do bem-estar dos trabalhadores locais. A coordenação do projeto já adiantou que a dinâmica de palestras e escuta ativa chegará em breve aos demais departamentos, ampliando de forma sistêmica esse cuidado imprescindível com todos os servidores da rede.
Da Redação do Jornal Panorama
Com informações e foto de: Prefeitura de Ressaquinha
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional
