A audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada nesta quinta-feira (13) registrou o relato de Prefeito e Vereadores de municípios mineiros sobre uma série de problemas com a prestação de serviços da Cemig.
Entre algumas das principais reclamações estavam foram picos de luz reiterados que levam a uma série de prejuízos, como a queima de eletrodomésticos nas casas e a perda de produtos refrigerados no comércio. Alguns dos convidados falaram, ainda, dos riscos à saúde quando os picos atingem hospitais.
Questões específicas das áreas rurais também foram levantadas. Os prefeitos e vereadores afirmaram que, nessas localidades, é comum que o retorno da energia elétrica demore três ou quatro dias depois da queda. Além disso, moradores das áreas rurais precisam se deslocar por quilômetros, mensalmente, para informar a Cemig do seu consumo mensal.
Foram criticados, ainda, os poucos postos de atendimento da Cemig, muitas vezes instalados em locais com pouca estrutura para o atendimento.
Os deputados Estaduais que participaram da Audiência foram unânimes e reafirmar o compromisso de cobrar melhorias no serviço.
A Diretora de Relações Internacionais da Cemig, Roberta Rolim confirmou a importância da audiência para que a empresa conheça as principais demandas dos contribuintes. A diretora informou que o plano de investimentos da Cemig de 2019 a 2028 é de R$ 49 bilhões, sendo que R$ 23 bilhões já foram executados até 2024.
Por Sérgio Monteiro
Foto: Foto: Luiz Santana ALMG
Fonte: ALMG