O professor Marcelo Dalla Vecchia, integrante do Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural (LAPSIHC) e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), e sua orientanda de doutorado, Luíza Miranda Furtuoso, participarão da 9th ISCAR Summer University for PhD Students, em Moscou, na Rússia, entre os dias 11 e 16 de agosto de 2025. O evento será realizado na Universidade Estatal de Psicologia e Educação de Moscou (MSUPE) e terá como tema “Práticas baseadas em psicologia histórico-cultural e teoria da atividade”.
Promovida pela Sociedade Internacional para Pesquisa da Atividade Histórico-Cultural (ISCAR), em parceria com a UNESCO e a MSUPE, a Universidade de Verão reúne a comunidade acadêmica internacional para aprofundar estudos e práticas na área da Psicologia Histórico-Cultural. O professor Marcelo apresentará o trabalho “Review of the Concrete Historical-Dialectical Theory of the Group Process in its contributions to a methodology for Human Rights Education”, enquanto Luíza Miranda Furtuoso apresentará “The drama of individuality in the face of historical challenges: critique and foundations for the construction of a new Psychology”. A participação do docente conta com apoio da Fapemig e do CNPq, e ambos também receberam suporte do PROAP/CAPES.
Além das apresentações, o evento inclui palestras e workshops com os principais pesquisadores da área, discussões em grupo, grupos focais, entrevistas individuais e seminários de debate. A ISCAR é reconhecida mundialmente como uma das principais redes de pesquisa em Psicologia Histórico-Cultural e Teoria da Atividade. A presença dos representantes da UFSJ fortalece o intercâmbio acadêmico internacional e contribui para o avanço da produção científica do LAPSIHC e do PPGPSI.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações e imagem: Universidade Federal de São João del-Rei