O 10º Relatório Trimestral do Plano de Ação da Bacia da Pampulha, divulgado pela Copasa, indica avanço significativo na recuperação ambiental da região em Belo Horizonte. O monitoramento da qualidade da água na estação do PIC (Pampulha Iate Clube) classificou o trecho como “Ótimo”, resultado associado às ações integradas de despoluição e saneamento realizadas pela Companhia em parceria com as prefeituras de Belo Horizonte e Contagem.
No conjunto da bacia, 90% das amostras coletadas nos cursos d’água apresentaram qualidade “aceitável”, “boa” ou “ótima”. Entre os destaques, o Córrego Tijuco voltou à categoria “Boa”, enquanto o Córrego João Gomes, em Contagem, evoluiu de “ruim” para “aceitável” após quatro trimestres. A Estação de Tratamento de Águas Fluviais (ETAF), que trata as águas dos córregos Ressaca e Sarandi, retirou cerca de 1.350 toneladas de resíduos sólidos no último ano.
O relatório também evidencia avanços sociais. O número de famílias atendidas pela Tarifa Social cresceu cerca de 40% desde o início do programa, alcançando mais de 16.600 imóveis na bacia. Para moradores de Relatório Áreas de Interesse Social, a Copasa mantém condições especiais de negociação de débitos, assegurando acesso ao saneamento. As ações de educação ambiental seguem intensas, com mais de 300 visitas domiciliares realizadas no último trimestre.
Os dados completos e a evolução das ações de revitalização podem ser consultados no site oficial do programa.
Da Redação
Com informações da Copasa
Foto: Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
